quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nosso blog na imprensa internacional



Como qualquer principiante, quando comecei o blog há 3 meses, não sabia o que me aguardava. Talvez uma meia dúzia de leitores esporádicos... 

Com a notícia sobre a dança indiana na Missa o blog teve visitantes de 354 cidades de 44 países (até das Filipinas, Albânia, Luxemburgo, Gibraltar). Claro que a grande maioria não é leitores, mas de visitantes fugazes. E não foram atraídos pela nossa própria luz, mas porque fomos citados por dois blogs pesos pesados: La cigüeña de la torre e o do Father Z.

Duas Três conclusões:
2) obrigado pelo apoio de todos vocês
3) o trabalho é não remunerado, mas a diversão é bem maior do que eu imaginava

Nova edição do Missal em português vai demorar


O Papa João Paulo II lançou em 2002 a 3ª edição típica (em latim) do novo Missal Romano.  Essa edição acrescentava festas para santos recém canonizados, alguns novos prefácios, Missas e orações para várias necessidades e ampliava a Instrução Geral do Missal Romano. As versões em língua vernácula ficaram a cargo das conferências episcopais.

Em 2006 a Santa Sé indicou que a tradução mais adequada em vernáculo da expressão latina pro multis que aparece na fórmula da consagração do vinho é por muitos, em lugar de por todos (como constava ou consta em português, inglês, espanhol, etc.). Por dois motivos: primeiro, uma tradução literal, não interpretativa, do latim multi e do grego πολλοί. Depois, buscando deixar claros dois ensinamentos da Fé: que Cristo derramou seu Sangue pela salvação de todos e que, no entanto, nem todos se salvam.

A versão para os países de  língua inglesa foi aprovada em 2010 e a dos países de língua espanhola está na reta final. No Brasil teremos que ser pacientes. Terminou hoje a reunião da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel), organismo da CNBB presidido por dom Armando Bucciol. Ele explicou que, pelo volume da tarefa, a tradução é feita “com muita tranquilidade”. Não há previsão para a conclusão do trabalho. “A CNBB deve aprovar, para só então ser enviado a Roma para a Congregação. Por isso, não podemos estipular um prazo, mas com certeza, levará vários anos”.

Atualmente, está em uso a 2ª edição do Missal Romano. Resta torcer para que a 4ª edição não surja tão cedo, senão vai embolar o meio de campo.

Uma experiência pessoal: há algumas semanas, na Missa de domingo da minha paróquia, o padre usou por muitos em lugar de por todos na fórmula da consagração. Deve ter sido uma iniciativa vanguardista... Vai entender!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Padre realiza dança indiana na Missa

Pe. Joachim Andrade, Provincial dos Verbitas, anteontem em Itaici
O Padre Joachim Andrade, SVD, realizou uma dança indiana na Missa de abertura (o link é da Revista Missões porque a CRB retirou a informação do seu site) do penúltimo dia do Seminário para a Vida Religiosa Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil. O Seminário terminou ontem em Itaici, São Paulo.

A questão das Missas inculturadas já foi tema de outros posts deste blog.

O Pe. Joachim é o Superior da Província Brasil Sul dos Verbitas, com sede em Curitiba. No vídeo abaixo vemos outra apresentação sua, em uma Missa ocorrida em Brasília em 2009:

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Música não é enfeite na Missa


Boa observação sobre música litúrgica, simples e fácil de entender,  no blog do Father Z:

Como a música sacra litúrgica não é um enfeite, mas parte integrante do culto litúrgico, já que é oração, deve ser ao mesmo tempo sagrada e artística. A letra deve ser o texto litúrgico. (...) A música precisa ser boa, bem composta, de elevado valor artístico. Deve ser bem executada. Deve ser sagrada e deve ser arte. Se o cântico escolhido não cumprir esses requisitos, não é adequado para a Missa. A própria música se torna oração dentro do contexto litúrgico. As pessoas rezam ao ouvir música sacra litúrgica quando é verdadeiramente arte e sagrada.

Não corremos o risco de errar quando nos atemos aos textos indicados pela Igreja para cada Missa ou Ofício divino. Não há modo de errar quando usamos canto gregoriano e polifonia e órgão, conforme os padres conciliares do Vaticano II estabeleceram como o gênero de música mais indicado para o culto sagrado.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mulher que liderou aprovação do aborto faz filme pró-vida


Norma McCorvey, ficou conhecida mundialmente como Jane Roe. Com esse pseudônimo, conseguiu que a Suprema Corte americana aprovasse o aborto como um direito, no famoso caso Roe versus Wade.

Em 1998 ele se tornou evangélica e poucos meses depois se converteu ao Catolicismo. Abandonou o lesbianismo e se engajou ativamente nos movimentos em defesa da vida.

Ela vai ter um papel em Donnby, um filme pró-vida lançado há poucos dias nos Estados Unidos. A história se passa na década de 60 e McCorvey interpreta uma senhora que tenta ajudar uma jovem a não abortar.

O filme é dirigido por Peter Mackenzie, que também escreveu o roteiro. Declarou que "com a participação de McCorvey espero ressaltar a ambivalência que os americanos tiveram com relação ao aborto. Norma passou metade de sua vida sendo pró-aborto, encontrou a Cristo e se tornou pró-vida, e agora ela é uma combativa ativista".

A edição do L’Osservatore Romano de 12 fevereiro trouxe uma crítica elogiosa ao filme.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A liturgia exige sempre beleza nas celebrações

Catedral de Sevilha (vale a pena clicar para ampliar)

Trecho de um artigo do Bispo de Madison,  Dom Robert Morlino:

A liturgia exige sempre beleza nas celebrações

Desde a frequentemente confusa implantação do Concílio Vaticano II, muitas liturgias estão, vamos dizer, aquém da beleza. Confrontados com essa afirmação, o nosso povo e a nossa cultura replicariam: a beleza está nos olhos de quem vê, ou tudo é belo, ao seu próprio modo. Assim como a nossa cultura procurou relativizar tudo que é importante para a dignidade humana, afirmando que é da natureza humana não ter uma natureza, o mesmo ocorreu com a própria beleza.

A Beleza não está simplesmente no olhar do observador

Do ponto de vista racional, a beleza não está apenas no olhar do observador. Pois a razão nos diz que o belo, o bom, o verdadeiro e o uno são intercambiáveis​ e, portanto, tudo o que é belo também é bom e verdadeiro, e expressa a unidade e a harmonia.

A beleza não é aquilo que agrada a uma maioria em algum lugar. O fato de nossos paroquianos gostarem de entoar um cântico litúrgico não pode, por si só, tornar bonita essa canção. Ser bela, na verdade, é ser boa e ser verdadeira. Por mais que alguns gostem das esquisitices musicais de Lady Gaga, estas não podem, honestamente, ser descritas como belas.

Beleza significa, em primeiro lugar, espelhar a verdade. Algumas das músicas que cantamos na liturgia contém letras que claramente não são verdadeiras (...)

Dignificar a pessoa humana

Mas é igualmente importante que as coisas sejam boas para que também sejam consideradas belas. A verdade, que é revestida pela beleza, deve dignificar a pessoa humana ressaltando o que tem melhor na inteligência e no caráter. A beleza deve incorporar o que é verdadeiro, mas também deve enobrecer a nossa natureza humana criada à imagem e à semelhança de Deus. Tudo o que é belo deve fixar nossas mentes e nossos corações nas coisas do alto, de acordo com São Paulo (Fil. 4).

Quando percebemos que, para serem autenticamente belas, as coisas devem ser verdadeiras e dignificar nossa natureza humana, encontramos o rumo certo para a liturgia. Por ser a fonte e o ápice de nossas vidas como seguidores de Cristo, a liturgia não pode ser nada menos do que bela, bela a ponto de evocar a correta atitude sacramental de reverência, bela para condizer com a nossa comunhão com todos os anjos e santos na liturgia.

Assim, tudo o que havemos de fazer no futuro, buscando uma adoração cristocêntrica nas celebrações litúrgicas, deve ser nada menos do que belo, refletindo a perfeita beleza, unidade, verdade e bondade do objeto do nosso culto e da nossa adoração: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
tradução Missa aos domingos

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cristo é quem atua por excelência na Missa

A Missa de São Gregório, anônimo séc. XVI
O popular blog do Father Z tem como título: "O que a oração diz realmente?". Traz bons comentários sobre as orações das Missas de domingos e datas litúrgicas significativas.

Segue abaixo um trecho do post de ontem sobre a oração coleta da Quinta-feira depois das Cinzas:
Coleta: Inspirai, ó Deus, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. 
Cristo é quem atua por excelência na Missa. Nas ações do sacerdote, Cristo está agindo como a Cabeça do Corpo. Nas ações e na receptividade dos assistentes, Cristo está agindo como o Corpo, respondendo à Cabeça e sendo dirigido por ela. Juntos, ambos formam Cristo, Christus Totus, elevando ao céu o sacrifício para o Pai. Portanto a nossa participação deve ser em primeiro lugar e primordialmente uma receptividade ativa, de modo que tenhamos o que é bom para retribuir a Deus.

A dinâmica implícita na receptividade ativa é também encontrada na dupla de expressões "inspirai as nossas ações" e "ajudai-nos a realizá-las" (Coleta). Deus inicia em nós todas as coisas boas. Se nós cooperamos de modo consciente e voluntário com o que Ele inicia, Ele próprio as leva a termo através de nós, fazendo nossas mãos fortes o suficiente para segurar com firmeza as boas coisas que Ele nos deu para realizar.

Cada boa coisa que temos e fazemos é simultaneamente de Deus, em primeiro lugar, mas também autenticamente nossa. Como disse o grande Santo Agostinho de Hipona (430): quando Deus "coroa os nossos méritos, na realidade não coroa outra coisa senão os seus próprios dons".
.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A beleza do altar

Altar da Capela do Santíssimo, Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro 

Interessante artigo publicado em 1938 numa revista italiana especializada em liturgia:

Coisas belas e coisas menos belas
Eusebio Vismara S.D.B.

Nas viagens que mencionei, celebrei em muitos altares. E vi o altar bonito, bem feito e bem cuidado: decorado sobriamente e com bom gosto e mantido com decoro e propriedade, acima de tudo limpo e alvo. E me alegrei. (...) A fé parece mais viva e na fé se reanima o amor. Um belo altar parece que faz a Missa mais bonita. (...)

Pela razão dos opostos - como dizem os filósofos - um altar feio produz um efeito diametralmente oposto. (...) Um sentimento de dor, de desgosto, às vezes mesmo de rejeição, ao se aproximar de um altar que não é o que deveria ser e não é cuidado de modo devido. A fé tem que brotar quase que por contraste, e a piedade não consegue triunfar se não for por um sentimento de indignação. A pessoa se sente mal. Tudo fica desagradável. Sente-se pena pelo próprio Jesus que vê o seu sacrifício maltratado e é constrangido a descer sobre esses altares, que até lembram o estábulo de Belém e a cruz do Calvário. Altares pobres e miseráveis. Mas não é sempre a pobreza e a miséria que os tornam feios. É o desmazelo, é a falta de atenção, é sobretudo a falta de cuidado e de limpeza. (...)

Eis então, caro Diretor, um segundo campo de batalha para a revista: o altar do Senhor. Campo onde se podem lutar muitas batalhas santas, começando com uma contra - não se assuste- as cruzes e crucifixos. Um novo iconoclasta? Nem de longe. É apenas por amor e pela honra da Cruz e do Crucifixo que eu proponho a guerra contra as cruzes e crucifixos. Estou me referindo aos crucifixos toscos e feios, às cruzes toscas e feias, que no altar não são o que deveriam ser; que não são o triunfo e sim a humilhação da Cruz e do Crucifixo.

De acordo com o pensamento da Igreja, a cruz em cada altar, e especialmente no altar-mor, deve ser dominante. (...) Mas há cruzes que quase ninguém vê, pouco visíveis para o sacerdote que celebra e para os que o ajudam. O crucifixo deve representar a figura adorável do Salvador. Mas às vezes parece uma desajeitada e tosca caricatura da pessoa divina de Jesus. (...)

São tão belas as coisas belas, por que buscar as coisas menos belas? E justo quando se trata da pessoa do Salvador? Pobre Jesus! Já foi pregado na cruz uma vez, e não basta! Foi vendido por trinta moedas de prata, e agora se abarata por umas poucas liras! (...)

Quando chegará o dia em que veremos que todos os altares são belos na casa de Deus? Como sempre, eu sonho! Eu sou e serei um eterno sonhador.

fonte: Muniat Intrantes, tradução Missa aos domingos

O Evangelho na era digital


O recém nomeado Cardeal Dolan, de Nova York, parece ser uma pessoa de uma espiritualidade profunda e, ao mesmo tempo, alguém com quem você gostaria de tomar uma cerveja em um bar. São qualidades difíceis de se encontrar, quando autênticas, numa mesma pessoa. 

Ele tem um blog: O Evangelho na era digital. Seu último post reflete esse seu modo de ser:

Afeto, orações e saudações de Roma

Bem, eu fiz isso de novo...

É geralmente uma das primeiras coisas que eu faço no meu primeiro dia completo quando volto a Roma... No início da manhã eu desço o monte Gianicolo - onde fico no Colégio Americano - rumo à Basílica de São Pedro para me confessar e celebrar Missa

Dois Sacramentos poderosos, Eucaristia e Reconciliação, constantes em nossa vida espiritual, no coração da igreja, perto do túmulo de São Pedro.

Eu não quero que você pense que eu só confesso quando estou em Roma! Em casa, em Nova York, eu procuro me confessar a cada duas semanas, porque eu preciso. Mas aqui em Roma há uma urgência e um sentido especiais.

Perto do túmulo de São Pedro, eu posso ouvir Jesus perguntar-lhe três vezes: "Simão, tu me amas?" e então examinar minha consciência para ver como eu deixei de amar o Senhor e de cuidar de suas ovelhas.

Perto de sua tumba, eu me imagino, como São Pedro, duvidando de Jesus e afundando nas águas tempestuosas.

Ao lado de seu túmulo, eu até admito que tenho, como Pedro, negado Jesus em meus pensamentos, palavras e obras.

Dessa forma a minha contrição é forte, o meu propósito de emenda firme e eu me dirijo a um dos franciscanos para confessar no canto da enorme basílica.

Depois eu rezo a minha penitência diante do túmulo de Pedro, sob o altar-mor e vou me paramentar para a maior de todas as orações, o Santo Sacrifício da Missa.

E em seguida eu vou comer uma pasta....

A Quaresma começa na próxima quarta-feira. Volto para iniciá-la com você.

Em algum momento durante esses quarenta dias que antecedem a Páscoa, aproveite uma dica do seu arcebispo: volte à Confissão!

Meus afetos, orações e saudações de Roma.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade (2): "A luz está acesa para você"

Bispo Frank Dewane, Venice, Florida
O post anterior trata da campanha lançada na Quaresma na Diocese de Venice, Florida. Leia mais abaixo (*) a objetiva carta do Bispo a respeito.

Nossa Campanha da Fraternidade é o grande evento anual da CNBB, mas parece ter poucos objetivos práticos. Procurei uma mensagem oficial sobre a CF 2012 e não encontrei. Se houver, imagino que terá muitas páginas e será bem pouco lida.

A campanha de Venice sabe o que quer (confissões) e como atingir (todas as paróquias com padres nos horários divulgados). 

Nossas CF são genéricas e pouco práticas: saúde pública (2012), índios, Amazônia, excluídos, ecologia, encarcerados, água e por aí vamos. Acho que 99% dos católicos brasileiros consideram que a CF não tem nada a ver com eles só de ouvir qual é o tema. Fico pensando como seria bom que um dos tantos Bispos perspicazes que temos no Brasil pedisse a palavra numa das reuniões que tratam do tema e abrisse o coração: "Colegas, na boa, não é por aí... Parece um 'me engana que eu gosto'... Muita energia gasta para pouco resultado... Podemos acabar nos desmoralizando... Vamos seguir o 'modelo Venice' no ano que vem..."

Sugestão de mensagem para a CF 2013:

(*) Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

No início de abril, os católicos celebram o maior evento na história: o Tríduo Pascal, quando nos lembramos da Última Ceia de Nosso Senhor, do seu sofrimento e morte na Cruz para nos salvar e da sua gloriosa Ressurreição no domingo de Páscoa. Estes eventos mudaram o curso da história e possibilitaram um modo de vida diferente de qualquer outro. Através destes eventos nosso Deus amoroso mostrou que Ele quer que vivamos com alegria e em paz com aqueles que nos rodeiam.

Mas sabemos que nossas vidas não são sempre cheias de alegria ou como Deus quer que sejam. Muitas vezes somos feridos por outros ou pelas nossas próprias palavras e ações, e magoamos quem está ao nosso lado, mesmo aqueles que amamos. Às vezes até nos esquecemos de Deus em nossas vidas. Mas Deus é um Deus misericordioso, pronto para perdoar e deseja a nossa felicidade.

Para se preparar para os próximos dias santos do Tríduo Pascal, bem como para nos reconciliarmos com Deus e com o próximo, a Igreja sempre celebrou o Tempo da Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa. A Quaresma é um tempo para considerarmos de que modo não entregamos totalmente nossas vidas a Deus e ao próximo e como isso pode ser mudado. É um tempo para experimentar a misericórdia de Deus e para pedir o seu perdão.

Durante este tempo quaresmal, toda paróquia da Diocese de Venice será atendendo o Sacramento da Penitência (Confissão) nas sextas feiras das 17 às 19h e aos sábados das 9 às 11h. Se você se confessa com frequência ou se você não se confessa há décadas, encorajo-o a fazer deste tempo uma oportunidade para receber a misericórdia de Deus de uma maneira nova e para encontrar cura e alegria nesse seu grande Sacramento.

Por favor, dedique um tempo a este site para saber mais sobre o Sacramento da Penitência e para esclarecer qualquer dúvida sobre ele.

Tenha a certeza das minhas orações por você e sua família,

Em Cristo,

+Frank Dewane
Bispo da Diocese de Venice na Florida

Campanha da Fraternidade: "A luz está acesa para você"


A Diocese de Venice, Florida lançou uma interessante campanha: todas as paróquias (isso mesmo, todas) estarão atendendo Confissões às sextas (15-17h) e sábados (9-11h) durante toda a Quaresma. A iniciativa está sendo divulgada no horário nobre na TV (vídeo em inglês mas vale a pena, só 30s), no rádio e em outdoors.

Lançaram também um site especial com um guia para a Confissão, perguntas frequentes, depoimentos, entrevistas, etc.

O lema da campanha A luz está acesa para você, faz referência àquela luzinha que há em alguns confessionários indicando que um sacerdote está atendendo.

Seria bem melhor uma Campanha da Fraternidade bem focada e prática como essa do que as genéricas tipo saúde pública (deste ano), que só servem para que os fiéis católicos huumm... pra que servem mesmo?

(clique aqui para continuação)
.

Memento homo quia pulvis es et in pulverem reverteris


A abstinência e o jejum devem ser observados na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. A lei da abstinência vincula a todos que completaram 14 anos. A lei do jejum vincula a todos que chegaram à maioridade, até o início dos 60 anos (Cânon 1252).
fonte: Fratres in Unum
Recebeu as cinzas,
dispensado do jejum

A Primeira dama do Colégio dos Cardeais

Cardeal Dolan apresenta sua mãe ao Papa
O Arcebispo de Nova York, elevado a Cardeal no último sábado, é tido como uma pessoa espirituosa e bem humorada. Ele se aproveitou da sorte de ser um dos poucos cardeais que tem a mãe viva: “Eu perguntei ao Papa se ele poderia designá-la primeira dama do Colégio dos Cardeais”.

Shirley Dolan, de 84 anos (como o Papa), confirmou o ditado: quem herda, não furta. Quando foi apresentada ao Papa, este lhe disse: “A senhora parece muito jovem para ser mãe de um cardeal”. Ela reagiu de imediato: “Santo Padre, essa é uma declaração infalível?”
.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Igreja e as perucas


Quando comecei a escrever o blog receava que as Missas de domingo, embora não fossem tema exclusivo, durassem pouco tempo como fonte de inspiração. Ledo engano.

Como diz a marchinha, não me leve a mal / hoje é carnaval.

Na Missa do domingo passado desconfiei que o celebrante estivesse usando peruca, mas não posso confirmar. Ao contrário do caso de um pároco da Zona Sul do Rio, cuja peruca era motivo de chacota geral. Dava para se perceber a uma boa distância e de perto me parecia que o pobre ancião tinha um ninho na cabeça. Penso que pior do que homem com peruca só mesmo homem com peruca de má qualidade.

E nem mesmo figuras insignes estão isentas de suspeita.

Já ouço as objeções. "Mas Fidelis, não seja implicante!". Tudo bem, reconheço que usar peruca não está tipificado sequer como contravenção leve na lei civil, nem na eclesiástica. Mas o que de fato me preocupa é pensar que os padres talvez estejam muito sós e abandonados. Será que não contam com uma voz amiga para lhes dizer ao ouvido: "na boa? acho que não é por aí... não ficou bom, está até meio ridículo..." ?

"Boca de ouro", o padroeiro dos pregadores (2)


(continuação)

Imersão na Palavra de Deus

O Segredo de eloqüência de São João Crisóstomo foi sua total imersão na Palavra de Deus. Séculos mais tarde, o Bem-aventurado Dom Marmion diria que nada dá uma unção tão penetrante à pregação quanto uma contínua referência à Palavra de Deus. Os grandes pregadores são unânimes neste ponto: sua tarefa é repetir a Palavra em outras palavras, não para entregar a sua própria sabedoria, mas a sabedoria de Deus revelada na "Palavra da Cruz" (1 Cor 1:18) .

Acolha em seu coração a admoestação de São Crisóstomo:
Ouça-me com atenção, peço-lhe... Busque livros que sejam remédios para a alma... Pelo menos obtenha uma cópia do Novo Testamento, das epístolas do Apóstolo, dos Atos, dos Evangelhos, para que sejam seus permanentes mestres. Se você encontrar dor, mergulhe nos livros como em uma caixa de medicamentos; tire deles conforto para o seu problema, seja ele perda, ou morte, ou luto pela perda de parentes.Não basta mergulhar neles. Nadar neles. Mantenha-os constantemente em sua mente. A causa de todos os males é a falta de um bom conhecimento das Escrituras.
A causa de todos os males

A causa de todos os males é a falta de um bom conhecimento das Escrituras. Por que o Doutor Boca-dourada diz isso? Porque quem não conhece bem as Escrituras não conhece a mente e o coração de Cristo. Quem não conhece a mente e o coração de Cristo recebe o Corpo e o Sangue de Cristo com poucos frutos. É a Palavra, a "Palavra da Cruz" (1 Cor 1:18), que nos prepara para o Santo Sacrifício.

Lectio Divina

É a Palavra ouvida (lectio), repetida (meditatio), rezada(oratio) e guardada no coração (contemplatio) que prepara a alma para receber o Sagrado Corpo e o Precioso Sangue de Cristo, e prolonga os efeitos da Sagrada Comunhão ao longo do dia.

A Palavra da Cruz e os frutos do Precioso Sangue

A intensidade da nossa vida eucarística é diretamente proporcional à nossa imersão na Palavra de Deus. Peça a São João Crisóstomo que nos ajude a estar firmemente atados à "Palavra da Cruz" (1 Cor 1:18) e assim experimentemos os frutos duradouros do Preciosíssimo Sangue de Cristo.

Freira concorre ao Oscar

Madre Dolores Hart mostra foto sua com Elvis Presley
Em pleno carnaval, vamos a uma notícia pitoresca: Dolores Hart contracenou com vários famosos de Hollywood, 3 vezes com Elvis Presley. Aos 23 anos, depois de 11 filmes, decidiu  se tornar religiosa. "Eu amava Hollywood. Não abandonei porque achasse que era um lugar de pecado. Deixei Hollywood pela urgência de algo misterioso chamado vocação", disse.

O documentário sobre sua vida "God Is Bigger Than Elvis" foi indicado para o Oscar 2012. Ela confirmou que vai cruzar o tapete vermelho e assistir à cerimônia vestindo o hábito beneditino. Madre Dolores Hart é priora do Mosteiro Beneditino de Regina Laudis, em Connecticut.

atualização 29/fev - o documentário sobre Madre Dolores não ganhou o Oscar, mas ela cumpriu o que prometera:

Encontrei uma entrevista com ela de um ano atrás (em inglês, com imagens muito interessantes):

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Qual capela você prefere?

À esquerda, capela do Hospital Saint Mary, Londres (clique para ampliar)
Matéria interessante na edição digital de The Catholic Herald, traz o depoimento de uma mãe, cujo filho esteve semanas em coma após um grave acidente de trânsito:

No período em que Daniel ficou internado em estado crítico no Hospital Saint Mary a capela (foto) se tornou uma segunda casa para mim e para minha família. 
Essa bonita capela era para nós um local de paz e segurança. Assistíamos as Missas aos domingos e dias de semana e anotamos nossas preces por Daniel no livro de "pedidos de graças". 
Estávamos lá de manhã cedinho. Estávamos lá à meia noite. E sempre encontrávamos pacientes, parentes de pacientes, funcionários do hospital. A atmosfera de oração naquela capela nos ajudou muito.
É natural que se prefira uma igreja ou capela bonita, rica e cuidada: nos ajuda a assistir à Missa com proveito, a rezar e a ser piedosos.

PS. Daniel se recuperou totalmente.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

"Boca de ouro", o padroeiro dos pregadores


São João Crisóstomo (349-407) nasceu em Antioquia da Síria e foi bispo de Constantinopla. Crisóstomo em grego significa Boca de ouro. Seus restos mortais repousam na Basílica de São Pedro, em Roma.

Segue trecho da meditação de Vultus Christi sobre esse grande santo:
Um pregador diferente de qualquer outro 
Quem me dera que São João Crisóstomo, o padroeiro dos pregadores, pudesse estar aqui no meu lugar hoje e pregar com a eloquência, dada a ele pelo Espírito Santo, de uma boca de ouro! Como responderíamos à sua pregação? A pregação de São Crisóstomo perturbava o plácido, inflamava o morno, acordava o sonolento, expunha a corrupção, assustava o indiferente, abalava o acomodado e fazia o piedoso se constranger. 
Sua pregação também inspirou confiança no Sangue de Cristo, deu esperança aos desesperados, levou os pecadores a chorar por suas faltas, inspirou a ricos a dar generosamente de sua riqueza, fez as pessoas se desapegarem dos bens terrenos, humilhou o arrogante, trouxe fornicadores para a castidade, converteu os trapaceiros à justiça e dotou o ignorante com a ciência de Jesus Cristo.
Como seria interessante se os sacerdotes, ao preparar o sermão de Missa de domingo, começassem por ler esses dois singelos parágrafos do padroeiro dos pregadores. Como isso não perderiam de vista em que consiste uma boa pregação.

O restante da meditação virá em breve. Se você é novo no blog, veja outros posts sobre o sermão.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vídeo do consistório de 1946

Novos Cardeais prostrados no Consistório de 1946
No consistório de 1946 o Papa Pio XII nomeou 32 novos cardeais, sendo dois brasileiros: Dom Carlos Carmelo Motta (SP) e Dom Jaime de Barros Câmara (RJ). Outras fotos interessantes você encontra aqui.

E há até um vídeo para um cine-jornal italiano:

Lembremos de rezar pelo Papa e pelos novos Cardeais que serão nomeados hoje.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ave Maria a cappella

Estava assistindo Missa numa igreja grande e lotada. No final da Comunhão, rolavam as clássicas músicas pop-litúrgicas com guitarra, teclado e uma dupla de cantores tipo huumm... meio sertanejo. Amplificadores potentes, caixas acústicas vibrando, som estridente, talvez no limiar do que as normas médicas ou as posturas municipais definem como máximo aceitável para o ouvido humano.

Como de costume, ninguém prestava muita atenção (muito menos cantavam junto), vários cochichavam com o vizinho, alguns com ar cansado olhavam discretamente o relógio (eram mais de 8h da noite).

De repente, Cesse tudo o que a Musa antiga canta / Que outro valor mais alto se alevanta. Uma única voz feminina irrompe, sem microfone, sem amplificador, sem um dedilhadinho de violão, sem nada, totalmente a cappella, com a Ave Maria de Gounod. Provavelmente porque estávamos no mês de maio. É uma música meio batida, a maioria dos presentes já a teria ouvido centenas de vezes, no rádio, em casamentos, interpretada por grandes divas, pelos 3 tenores, etc. Mesmo assim, o contraste era notável.

Silêncio absoluto, os irrequietos (*) ficaram paralisados, os olhares se fixaram, absolutamente todas as atenções foram captadas por 2 ou 3 minutos.

Como sempre acorre nessas situações, tornei a me perguntar: quem será que escolhe os cânticos da Missa? Respostas aos cuidados deste blog.

(*) graças ao corretor ortográfico (reconheço que sempre escrevi irriquieto)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ventando forte na Igreja


Como ontem, não resisto a citar o simpático blog do Father Z.

O primeiro post do Missa aos domingos comentava o fato de que as paróquias não tem ombudsman. E, ainda que vá bem além do nosso modesto horizonte, também não o tem as dioceses, as regionais, as comissões, as conferências, os dicastérios, o Vaticano.

Como o próprio blog demonstra, a internet é um bom veículo para superar essa falta de canais institucionais. Logo, outra de nossas bandeiras é que "O cristão unido pela internet jamais será vencido":
Os tempos mudaram. E para melhor, bem melhor. Os simples fiéis, soldados rasos, zé manés, como eu e provavelmente você nunca apitavam coisa alguma, sua opinião valia pouco ou nada. Havia uma verdade oficial e o resto era ignorado. Só contava a opinião institucional, com suporte na ideologia (política ou religiosa ou ambas) dominante. O que não interessava era abafado e o que interessava era exaltatado com ou sem razão de ser. As verdades eram definidas de cima para baixo. A internet bagunçou esse status quo. A blogosfera católica hoje é uma realidade vigorosa. O que se publica na imprensa católica oficial (publicações diocesanas, de ordens religiosas, orgãos ligados a conferências episcopais, etc.) já não é mais aceito como verdade absoluta. Pode ser ser facilmente contestado ou desmentido por blogs independentes. Os canais oficiais perderam a importância.
Voltemos ao Father Z: ele comenta a reclamação de um leitor que foi consultar um documento oficial no site do Vaticano e achou apenas versões em Húngaro e Latim! É isso mesmo que você leu, pode clicar aqui e procurar na lista o Motu Proprio Summorum Pontificum (5º de baixo para cima), publicado há quase 5 anos.

E aqui entra o fator internet. O Padre Z não teve dúvidas: no próprio post encaminhou uma carta formal à Santa Sé pedindo providências a respeito.

O contador do seu blog mostra 20 milhões de visitas, são dezenas de milhares por dia. Acho que não demoraremos muitos dias para solucionar uma espera de 5 anos. Façam suas apostas.

Não estamos mais na época das caravelas...
.

Tesouro volta para casa

Cálice de prata de 1633
No blog inglês The hermeneutic of continuity vem uma boa notícia vinda daquela ilha: vários objetos litúrgicos recuperados. Estavam em propriedade de particulares e irão para a Igreja de Santo Agostinho, em Ramsgate: clique aqui para ver no Google Street View.

Entre eles estão uma custódia de 1850 e o cálice (foto) que pertenceu a uma família de católicos recusantes (fiéis durante a época em que a lei prescrevia a religião Católica) por várias gerações até o século XIX, quando o doaram à Igreja.

Utilizar objetos litúrgicos bonitos e ricos (ainda mais quando tem uma história bonita e rica) é uma forma de dar glória a Deus. Todos os paroquianos ficam felizes ao ver que na Missa se usa um cálice belo e valioso. E se não há um cálice digno na paróquia, lanço novamente o desafio: podem providenciar a rifa que, nesse caso, vai vender rapidinho.

Repito a citação, dessa vez no original: "pobre gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual"

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Quarenta dias sem chocolate!!!


Os americanos podem ter defeitos, mas sempre são práticos. Um bom exemplo é esse artigo do Father Z:


A Quaresma começa daqui a uma semana, dia 22 de fevereiro.

É hora de fazer os seus planos para a Quaresma.

Comece pensando em uma ou duas mortificações (quem sabe alguma diferente do chocolate), bem como em algumas obras de misericórdia corporais ou espirituais para praticar durante a Quaresma.

Antes da Quaresma começar, faça um plano para as suas refeições e para a sua participação na Santa Missa e no Sacramento da Penitência.

Não espere até quinta-feira depois das Cinzas.

Anote algumas idéias e coloque na porta da geladeira ou no espelho do banheiro. Fale sobre isso com o seu cônjuge. (...)

Os pais podem fazer algumas sugestões para a observância da Quaresma em família, incluindo tópicos para as crianças, de modo a torná-la significativa, mas sem sobrecarregar aqueles que não são obrigados a fazer penitências pesadas.

Também, como leitura durante a Quaresma você pode considerar os dois volumes do livro escrito pelo Papa sobre Jesus.

    

O primeiro volume vai do Baptismo no Jordão até a Transfiguração, temas explorados na liturgia da Quaresma.

O volume dois trata da Semana Santa: da entrada do Senhor em Jerusalém até sua Ressurreição.
tradução Missa aos Domingos
.

Da água para o vinho (2)

Igreja do Santo Rosário, Indianápolis, EUA, após reforma
antes da reforma

Vou repetir comentário do primeiro post da série: nas paróquias são frequentes as iniciativas para construir, reformar ou ampliar algo: salão paroquial, ar condicionado, telhado, etc. Por certo são iniciativas necessárias, mas não devemos nos esquecer do principal, do dono da casa. Não caberia que o altar, o retábulo ou outros elementos do interior da igreja que estão diretamente ligados ao culto ficassem mais belos e dignos?

Se os paroquianos vissem um bonito cartaz com o projeto do "depois da reforma", para poder comparar com o "atual", acho que a velocidade da venda da rifa iria ser recorde...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Nosso blog na imprensa (católica ou não) internacional

Clique aqui para acessar a notícia original
O Missa aos domingos foi (ou é) notícia no mais acessado blog espanhol sobre religião, o La cigüeña de la torre, de Francisco José Fernández de la Cigoña. Aliás, uma pessoa extremamente amável, como pude comprovar por alguns emails que trocamos.

Coisas da internet: li uma notícia num site argentino e enviei um email ao Pe. Marcelo Araújo, C.Ss.R. da Editora Santuário (o endereço consta no site da editora: diretor.geral@editorasantuario.com.br). Comentei a resposta que o Pe. Marcelo me enviou, na qual expressava uma completa desconsideração e rebeldia diante da determinação da, nada menos, Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé. Os detalhes estão no post da semana passada citado por La cigüeña : Editora Santuário se manifesta sobre livro vetado pelo Vaticano.

A bola de neve lentamente foi indo encosta abaixo:
1) notícia no portal infoCatólica e no site Panorama Católico, reproduzindo a mensagem do diretor da editora ao Missa aos domingos
2) matéria no El Pais, maior jornal da Espanha, citando a decisão do diretor da editora no Brasil
3) repercussão no site Religión Digital
4) manchete no blog La cigüeña de la torre, com link para o Missa aos domingos
5) notícia na Folha de... ops, me enganei: a repercussão é grande na Argentina e na Espanha, mas nula na imprensa e na blogosfera nacionais, mesmo na especializada em religião.

Espero que a notícia se espalhe o suficiente e que a bola de neve cresça, pois o assunto é importante. Como já foi dito aqui, o cristão unido pela internet jamais será vencido.

atualização em 15/fev
o número 5 passa a ser: matéria do El Pais reproduzida em O Globo e na Gazeta do Povo.
6) matéria no conhecido blog pró-vida americano LifeSiteNews, que cita o Missa aos domingos

Há apenas uma tragédia na vida humana

São Bento converte os habitantes de Monte Cassino, Luca Signorelli
Segue um trecho da meditação de Dom Mark Kirby por ocasião da cerimônia de recepção de novos Oblatos no último domingo.
Para se tornar um Santo 
Tornar-se um Oblato é uma decisão pública (...) de se tornar santo. Há apenas uma tragédia na vida humana: não se ter tornado santo. O Oblato subordina tudo na vida à busca da santidade. Essa busca dá sentido à vida cotidiana e a transforma. 
Maridos e pais 
O marido e pai torna-se um Oblato a fim de ser um melhor marido e melhor pai. (...) O marido e pai é o chefe da sua casa: o abade doméstico. Quase tudo o que São Bento diz a respeito do abade pode ser aplicado a um pai de família. 
"...e se esforce por ser mais amado que temido. Não seja turbulento nem inquieto, não seja excessivo nem obstinado, nem ciumento, nem muito desconfiado, pois, nunca terá descanso; seja prudente e refletido nas suas ordens, e quer seja de Deus, quer do século o trabalho que ordenar, faça-o com discernimento e equilíbrio, lembrando-se da discrição do santo Jacó, quando diz: "Se fizer meus rebanhos trabalhar andando demais, morrerão todos num só dia". Assumindo esse e outros testemunhos da discrição, mãe das virtudes, equilibre tudo de tal modo, que haja o que os fortes desejam e que os fracos não fujam (Regra de São Bento, Capítulo 64, Da ordenação do Abade)"
Há apenas uma tragédia na vida humana: não se ter tornado santo. Isso que ele diz aos Oblatos se aplica a todo cristão, inclusive a mim e a você, que somos fiéis comuns, soldados rasos, arraia miúda, base da pirâmide, em resumo: povão.

O Sermão e a Liturgia

S. João Crisóstomo pregando diante da Imperatriz Eudóxia, Joseph Wencker

Há vários posts nesse blog que tratam da importância de um bom sermão na Missa.

No entanto, há quem pondere: existem pessoas com enorme talento para a oratória e outras com pouquíssimo. Não há como negar. Aliás, pessoas com o dom da palavra poderiam usá-lo para ludibriar os outros ou para iludi-los sobre o que de fato levam no coração.

Nem todos os sacerdotes tem a mesma capacidade para pregar. Vamos então fazer um contraponto: o sermão é importante, mas não é o mais importante na Missa. Como sempre repito, a Missa é a renovação do sacrifício de Cristo na Cruz. Tenho ouvido e lido várias opiniões que coincidem em afirmar: então que a liturgia seja bem cuidada. Concordo plenamente: se o sacerdote não foi muito feliz no sermão, mas esmerou-se em celebrar com piedade, devoção, reverência e atenção às rubricas, estará ajudando a que os fiéis tenham o máximo proveito ao assisti-la.

Como diz o ditado, o exemplo vale mais do que mil palavras.

Ou, lembrando de um post antigo, o povo gosta é de seriedade litúrgica; quem gosta de criatividades bizarras é o clero sem noção.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Brasil na imprensa (católica) internacional (3)


Dessa vez a notícia foi positiva, mas o placar ainda está negativo: 1 x 2.

Deu no importante blog espanhol La cigüeña de la torre a notícia da freira paranaense que entrou na justiça para poder ter na carteira de habilitação uma foto com o véu.

Sob o título "Algumas monjas já estão retornando. Inclusive no Brasil", comentou o veterano blogueiro (71 anos, uma idade rara no Brasil para a atividade):
Quando tantas monjas deixam hoje em dia os hábitos é reconfortante ver que algumas os recuperam e até exigem nos tribunais o direito de usá-los.

Pastora se converte: "Não necessito ser sacerdote"

Patty Ryle Clay (foto) formou-se em Teologia e foi pastora da Igreja Metodista por 23 anos, até se converter ao Catolicismo.

Tem saudades do que abandonou: "Nunca mais celebrarei a Eucaristia. As idéias que eu elaborar para um sermão jamais serão escritas, ficarão guardadas em segredo no meu coração. O privilégio sagrado de enterrar uma pessoa querida ou batizar um bebê ficarão como experiências do passado."

Mas sabe que fez um ótimo negócio: "Não estou certa se eu consegui entender por completo a grandeza da decisão, ou a alegria que eu continuo sentindo por ser uma nova Católica. E não sei se algum dia vou conseguir. (...) Digo às pessoas que sou católica principalmente por isso: a lembrança diária de que Cristo é suficiente. Digo-lhes que eu não quero e nem preciso ser sacerdote, mesmo se as mulheres católicas fossem algum dia ordenadas. Agora estou numa viagem diferente."

Fala do seu processo de conversão: "Quando reflito sobre o meu passado - o rosário que encontrei a meus pés no meio do mato quando eu estava rezando aos 15 anos, o perceber aos poucos que tenho sido contemplativa ao longo de toda a vida, a atração e a afinidade com as mulheres místicas medievais, a desejo profundo de viver em comunidade cristã - sei que todos esses fatores e outros mais me levaram a um ponto em que não havia mais volta. A decisão estava quase feita para mim. Só me restava levantar-me no altar e abraçá-lo."

Conta que chorou silenciosamente no dia em que foi batizada, "como eu faço agora em toda Missa".

Hoje em dia há muita discussão inútil sobre as funções que as mulheres devem ou não desempenhar na Missa como ministra disso ou daquilo, acólita, etc. Como se a participação de alguém na Missa dependesse de "fazer" alguma coisa.  Patty Ryle Clay “escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada” (Lucas 10:42). 

Ela tem um blog, Mistical Union Incarnation, onde relata os fatos acima.

O Brasil na imprensa (católica) internacional (2)

A tarja é minha. Acho que esse olhar maligno deve ser evitado .

Dessa vez, infelizmente, a manchete de primeira página do importante site espanhol de informação religiosa infoCatólica é "Nova ministra das Mulheres do Brasil se vangloria de ter matado dois filhos antes do nascimento."

A notícia prossegue: "Ex-guerrilheira, divorciada, feminista e, em suas próprias palavras, bissexual, tomou posse se vangloriando por ter feito dois abortos e assegurando que fará tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir que as mulheres brasileiras possam assassinar seus filhos não nascidos sem impedimento legal.(...) O deputado Eduardo Cunha, do partido do governo PMDB, chegou a dizer que a ministra não pertencia à nossa era, pertencia à de Sodoma e Gomorra"

Vergonha... O tempora! O mores!

atualização 15/fev - matéria sobre o mesmo assunto no LifeSiteNews

domingo, 12 de fevereiro de 2012

A importância da posição de joelhos


Há alguns dias comentei sobre um vídeo que mostra fiéis na Nigéria indo e voltando de joelhos até o altar ao comungar.

Encontrei agora um texto interessante no blog do Pe. Leandro Bernardes, assinado pelo próprio, intitulado "A importância da posição de joelhos". Segue um pequeno trecho:
A tradição multissecular da Igreja sempre compreendeu que a forma de comungar é de joelhos e na boca. O então cardeal Joseph Ratzinger, em seu livro introdução ao espírito da liturgia diz: “A posição de joelhos não é apenas um gesto cristão, mas também um gesto cristológico”. Nos ajoelhamos para receber a eucaristia porque é um gesto cristológico, isto é, não é algo exterior somente, mas algo profundamente cristológico, que nos aproxima do Cristo vivo. Quem se ajoelha diante da eucaristia rompe com o orgulho e humildemente reconhece que ali está quem é maior.
Vale a pena ler a íntegra do artigo.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Missa aos domingos apoia Flavio Capello


Fabio Capello acaba de ser demitido como treinador da seleção de futebol da Inglaterra. Esse infeliz destaque deu pé para que fossem lembradas algumas declarações interessantes que já fez:
As homilias intermináveis passam a idéia que você está na escola e não em um lugar onde se encontra com Deus. Prefiro menos conversa e mais simplicidade, mais objetividade.
A Missa perdeu um pouco o sentido de mistério para se converter quase numa liturgia-show.
Você não se lembra de já ter lido isso em algum lugar? Por exemplo...aqui e aqui.

Capello ultimamente era visto com frequência em Londres assistindo à Missa em latim, seja no rito de São Pio V (tridentino), seja no de Paulo VI (forma ordinária).

Fonte: Religión en Libertad

O que a mensagem do Papa pela Quaresma tem a ver comigo?


A mensagem do Papa para a Quaresma fala da correção fraterna. Segue um pequeno trecho (negritos meus):
A tradição da Igreja enumera entre as obras espirituais de misericórdia a de «corrigir os que erram». É importante recuperar esta dimensão do amor cristão. Não devemos ficar calados diante do mal. Penso aqui na atitude daqueles cristãos que preferem, por respeito humano ou mera comodidade, adequar-se à mentalidade comum em vez de alertar os próprios irmãos contra modos de pensar e agir que contradizem a verdade e não seguem o caminho do bem. Entretanto a advertência cristã nunca há-de ser animada por espírito de condenação ou censura; é sempre movida pelo amor e a misericórdia e brota duma verdadeira solicitude pelo bem do irmão.
Podemos aplicar o conselho do Papa ao que vemos nas Missas. Não é difícil dar uma sugestão legal sobre os cânticos ou as vestes litúrgicas ou o sermão ou a decoração da igreja... Passeie pelo blog, que idéias não vão faltar.

Como comentei no primeiro post desse blog, pena que as paróquias não têm um ombudsman ou uma caixa de sugestões.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Uma santa para os que são prisioneiros do seu passado


Não apenas as meditações de Dom Mark Kirby são excelentes, mas seus títulos também são marcantes, como este: Uma santa para os que são prisioneiros do seu passado. O texto trata de Santa Josefina Bakhita, cuja memória se comemorou no último dia 8. Nasceu no Sudão em 1869 e foi canonizada em 2000. Seguem trechos:

Chamada por um novo nome
Devido ao trauma que sofreu quando foi raptada e vendida como escrava quando menina, Santa Josefina Bakhita não conseguia se lembrar do nome que os pais lhe deram. Seus captores a chamaram de Bakhita, que significa afortunada. "Receberás então um novo nome, determinado pela boca do Senhor. E tu serás uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real entre as mãos do teu Deus"(Is 62:2-3). Anos mais tarde Bakhita recebeu no Batismo o nome de Josefina.

Uma Santa vendida e revendida
A vida de Bakhita foi marcada por um indescritível sofrimento emocional, moral e físico. Após o rapto, ela foi vendida e revendida nos mercados de escravos de El Obeidh e Cartum. Na capital do Sudão, Bakhita foi comprada - sim, comprada - pelo cônsul italiano, Callisto Legnani. Bakhita ficou surpresa por seu novo proprietário não usar o chicote ao dar ordens, ele a tratava com gentileza e carinho. Quando a situação política obrigou-o a voltar para a Itália, ele levou Bakhita(...)

A Madre Morena
No dia 8 de dezembro de 1896 se consagrou a Deus para sempre como Irmã de Caridade Canossiana, tornando-se Madre Josefina. Era chamada carinhosamente de Madre Morena. Filha de Deus, Esposa de Cristo, Mãe dos pequenos e dos pobres, Bakhita se tornou inteiramente a mulher consagrada: livre, amada, fértil, plenamente realizada. "Não mais serás chamada a desamparada, nem tua terra, a abandonada; serás chamada: minha preferida, e tua terra: a desposada, porque o Senhor se comprazerá em ti e tua terra terá um esposo"(Is 62:4).

Nem um traço de amargura
Madre Josefina Bakhita serviu seu Mestre por quase 50 anos. A Oração Coleta fala de como seguiu Jesus, o Senhor crucificado, com amor incessante. Na caridade, diz, ela perseverou em uma misericórdia sempre disponível. Este é o milagre de Santa Bakhita. Não havia nela nem um traço de amargura. Os aviltamentos cruéis e os indizíveis ultrajes morais sofridos como escrava, embora nunca esquecidos, não tinham domínio sobre ela. Ela, a quem os homens recusaram a misericórdia perseverou até o fim um sua misericórdia disponível para os outros. Ela não era uma prisioneira de seu passado. Nós, que somos tantas vezes prisioneiros do passado, incapazes de relevar, incapazes de perdoar, incapazes de superar antigasmágoas, fazemos bem em buscar hoje sua intercessão.

Libertada pelo amor
Olhar para o futuro não significa esquecer o passado, significa transfigurá-lo. Significa relê-lo com olhos de misericórdia, à luz da fé. Não precisamos ficar escravos de nossas próprias histórias, acorrentados às coisas más, às coisas dolorosas, às coisas injustas que aconteceram há dez, vinte, trinta, quarenta, cinqüenta ou setenta e cinco anos. Há um outro caminho: o caminho dos que foram libertados pelo amor.

Duas malas
Já avançada em anos, Madre Bakhita costumava sorrir e dizer: "Viajo devagar, um passo de cada vez, porque eu estou carregando duas malas grandes. Uma delas contém os meus pecados e na outra, que é muito mais pesada, estão os méritos infinitos de Jesus. Quando eu chegar ao céu abrirei as malas e direi a Deus: Pai Eterno, você pode julgar agora. E a São Pedro: Feche a porta, porque eu vou ficar"

Minha Mãe
Em sua agonia final Bakhita reviveu os horrores de sua escravidão. "Solte as correntes", disse ela para sua enfermeira, "são tão pesadas​​." A própria Mãe de Deus veio para soltar as correntes. Bakhita morreu sorrindo, dizendo, Minha Mãe, Minha Mãe. Era 8 de fevereiro de 1947.
tradução e negrito Missa aos domingos

(...após alguns minutos de silêncio...) Esse meditação tem uma conexão natural com o post de ontem: Inventar a Missa afro ou aprender com a África? Então vou concluir da mesma forma: obrigado, irmãos africanos! E rezem por nós.

PS. Prefiro posts curtos, mas para essas meditações abro exceções
PS2. Conhece algum padre sem inspiração para o sermão de depois de amanhã? Fique a vontade para lhe passar o link e peça que agradeça a Dom Mark Kirby. E se ele perguntar quem é, peça que leia este post.

O Glossário de Pandora


O autor do interessante blog Sentinela no Escuro é formado em Biblioteconomia. O rigor próprio da profissão deve ter colaborado para a paciente pesquisa que ele fez: relacionar os diferentes nomes de missas temáticas/inculturadas recentemente noticiadas na internet. Encontrou cinquenta nomes, tais como: Missa Axé, Missa Circo, Missa Discoteca, Missa do Boi-bumbá. E, acredite se quiser, para cada um deles há o link para o texto jornalístico que utiliza o nome em questão.

Vale a pena conferir. O post conta a história da Pandora e conclui com dois tópicos que não deixo passar em branco: temos que rezar pelos sacerdotes e temos que denunciar e exigir nossos direitos. Bravo!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Inventar a Missa afro ou aprender com a África?



Já vi alguns posts interessantes explicando que a chamada "Missa afro" é uma invenção brasileira e não africana. Por exemplo: no Salvem a Liturgia, Na África não tem Missa Afro e em O Catequista, Missa inculturada ou Missa avacalhada? (II). Esse tipo de abordagem pastoral ou cultural demonstra uma atitude paternalista com os negros e os deprecia, em vez de valorizar.

A partir de 2m:05s do filme acima o jornalista Michel Voris nos mostra o que presenciou há poucos dias na capital da Nigéria: fiéis indo de joelhos pelo corredor até o altar para receber a Comunhão e voltando de joelhos até o seu banco. Impossível não ficar comovido. Se isso não é uma extraordinária demonstração de fé na Presença Eucarística, então o que será?

Como ele diz, há problemas na igreja na África como em outros países, mas o ocidente tem o que aprender com eles. No Brasil, se alguém quiser se ajoelhar na hora de receber a Comunhão vai ter dificuldades ou, o que é mais provável, não vai conseguir.

Obrigado, irmãos africanos! E rezem por nós.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Editora Santuário se manifesta sobre livro vetado pelo Vaticano

O livro de Marciano Vidal, à venda no site da Editora Santuário

Conforme noticiado pelo portal argentino Pagina/12 no último domingo, o livro Sexualidade e Condição Homosexual na Moral Cristã, do sacerdote espanhol Marciano Vidal, foi retirado da catálogo da Paulus na Argentina pois seu conteudo foi considerado pela Congregação para a Doutrina da Fé como contrário à fé católica, conforme carta abaixo (clique para ampliar):
A notícia mencionava também que o livro continuava à venda no Brasil, pela Editora Santuário, dirigida pelos Redentoristas, congregação fundada por Sto. Afonso Maria de Ligório e à que também pertence o Pe. Marciano Vidal. Enviei o seguinte email para a editora:

de: Fidelis missaaosdomingos@gmail.com
para: diretor.geral@editorasantuario.com.br (endereço obtido no site da editora)
enviado: 8 de fevereiro de 2012, 10:17

Prezado Pe. Marcelo
O livro SEXUALIDADE E CONDIÇÃO HOMOSSEXUAL NA MORAL CRISTÃ, de Marciano Vidal, foi retirado da catálogo da Paulus na Argentina pois seu conteudo foi considerado pela Congregação para a Doutrina da Fé como contrário à fé católica (vide carta em anexo).
Agradeceria alguma informação sobre as providências que a Editora Santuário vai tomar a respeito.
Atenciosamente
Fidelis
missaaosdomingos.blogspot.com

De forma muito atenciosa, o Pe. Marcelo respondeu poucas horas depois (negritos e [comentários] meus):

de: diretor.geral@editorasantuario.com.br
para: Fidelis missaaosdomingos@gmail.com
enviado: 8 de fevereiro de 2012, 17:46

Caro Fidélis. 
Temos conhecimento do assunto que você coloca em pauta, porque o original do livro do Pe. Marciano está em português [curioso que, sendo espanhol, ele escreva em português]. Na verdade, a referida carta não trata do conteúdo do livro [não trata? como se pode ver acima, a carta afirma explicitamente que o livro foi "indicado pela Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) como contrário à doutrina da Igreja sobre a sexualidade"], mas simplesmente responde a um mal-estar [???] causado pelos comentários de um site argentino, que sem conhecimento do conteúdo, somente pelo fato de o Pe. Vidal ter sido interpelado uma vez pela CDF, já considera que qualquer livro escrito por ele seja contrário à doutrina católica. [Será que a CDF pediu para um livro ser retirado de circulação com base em comentários de terceiros que sequer conheciam o livro?]
Em primeiro lugar, não recebemos da parte da CNBB ou da Santa Sé qualquer notificação. [cabe à Editora Santuário avaliar (ou reavaliar) se os livros de seu catálogo estão de acordo com a linha editorial (cristã?) ou a tarefa é delegada à CNBB ou à Santa Sé?] Tampouco Marciano foi notificado pela CDF. Depois, se você teve acesso ao livro, pôde ver que Marciano praticamente comenta os documentos oficiais da Santa Sé em relação à matéria. Ele estuda os documentos oficiais (da Santa Sé e dos Episcopados) e traça um paralelo com as posições assumidas pelos governos dos diferentes países, no tocante à homossexualidade. Ao mesmo tempo o autor busca abrir espaços de diálogo com a sociedade, sem no entanto, cair no laxismo ou contrariar à ortodoxia. 
Infelizmente, parece haver um preconceito muito grande em relação à pessoa do Pe. Marciano [preconceito em relação à pessoa e não às idéias? está se sugerindo aqui um preconceito homofóbico?]. Em artigo, no referido site argentino, o autor chegou a dizer que mesmo sem ter conhecimento do teor do livro, pelo simples fato de Marciano ter sido interpelado [retirar um livro de circulação vai um pouco além de interpelar...] pela CDF, já torna seus escritos contrários à doutrina católica. Realmente, posturas assim causam perplexidade. Será que nossa pregação da misericórdia não contempla a dimensão da reconciliação. [certamente, a questão é determinar quem tem que se reconciliar com quem]
De qualquer forma, estamos acompanhando  de perto os processos, inclusive demos ciência deles ao Marciano, que se mostrou surpreso, posto que nada lhe fora comunicado pela CDF. 
Agradeço sua interpelação e continuaremos acompanhando os acontecimentos. 
Pe. Marcelo Araújo, C.Ss.R. 
Vou encaminhar os comentários acima ao Pe. Marcelo. Caso ele acrescente algum esclarecimento, terei prazer em publicá-los.

PS. Os comentários que vocês fizerem nesse post também serão posteriormente encaminhados por mim a ele.  Ou, se preferirem, podem enviar diretamente para o endereço diretor.geral@editorasantuario.com.br.

atualiação 9/fev: A atitude do diretor da Editora Santuário de opor-se à determinação do Cardeal Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, já é notícia em conhecidos sites da Espanha e da Argentina. Agradecemos sua ajuda para divulgá-la.

atualização 14/fev: foi publicado um novo post com as atualizações: Nosso blog na imprensa (católica ou não) internacional

Sacerdote, presente de Deus para o mundo


Ainda o vídeo que seja narrado em espanhol, dá para entender. Nos seus últimos momentos de vida no ano de 2071, o protagonista deste curta-metragem, revê todo o seu ministério. Quando olha para sua infância e sua juventude, lembra do feliz dia em que cruzou com um grupo de jovens carregando uma cruz pelas ruas. O encontro com o Papa na Jornada Mundial da Juventude 2011 o levou a levar adiante sua vocação sacerdotal. Era a audácia de Deus,  chamando-o para ser um padre. A partir desse momento todo o seu ser tem sido uma dádiva para o mundo.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Arquidiocese de Miami 2.0

Arcebispo Emérito John Favalora
A Arquidiocese de Miami era tão problemática que um grupo de fiéis fez um relatório chamado Miami Vice  para denunciar a situação. E Vice não com o sentido de sub (detetive) segundo a famosa série dos anos 80, mas como vício.

Em 2010 foi nomeado um novo Arcebispo, Dom Thomas Gerard Wenski, conhecido defensor das iniciativas pró-vida. Há 3 dias o Arcebispo celebrou uma Missa Solene Pontifical segundo a forma extraordinária para 1200 pessoas. Seguem algumas fotos, do site da Arquidiocese:



Uma salva de palmas para o Núncio Apostólico!