sábado, 17 de dezembro de 2011

Concorrentes ao Grammy litúrgico



Na carta pastoral de um bispo norte-americano sobre a litugia da Missa que citei num post anterior, há um trecho que trata dos cânticos na Missa (negritos e comentários em vermelho são meus):
5. Os cantores e músicos devem estar nos coros das igrejas que dispõem dessa estrutura...[muitas igrejas dispõem de local próprio para os cantores, onde também fica o órgão: o côro, uma espécie de mezanino na parte posterior da nave]... a função principal dos cantores é sustentar o cântico dos fiéis reunidos em oração, de forma a permitir a plena, ativa e consciente participação de todos os fiéis. Embora existam peças de música sacra cantada apenas pelos cantores, convém lembrar que os cantores não estão fazendo uma apresentação na Missa
Como se diz do juiz de futebol, os bons cantores e músicos na Missa são aqueles que não se notam. Estão lá para "sustentar o cântico dos fiéis" e não para se apresentar ao público. Se estão fisicamente num côro lá no alto que nem se vê, melhor. Quando estão na frente da nave, devem estar voltados para o altar, que é o centro das atenções, e não para o público. As coreografias, os trejeitos artísticos e as "caras e bocas" são supérfluos.

E "sustentar o cântico dos fiéis" significa que os principais cantores são os fiéis reunidos em oração, cujas vozes devem ser muitas vezes as únicas a serem ouvidas ou ao menos as principais. Mas às vezes os cantores e músicos abafam sistematicamente o canto dos fiéis, com a ajuda de amplificadores potentes. Penso que nas igrejas médias e pequenas nem deveriam usar amplificadores, já que o objetivo é apenas "sustentar o cântico dos fiéis".

E para nos divertir um pouco, a memorável cena de "Os Irmãos Cara de Pau":

Nenhum comentário:

Postar um comentário