sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A duração do sermão


Acho que os padres costumam se estender demais no sermão e que essa é a opinião da maioria. Quantas vezes já ouvimos queixas de que o sermão foi muito longo... E
alguma vez ouvimos reclamações de que foi muito breve?

Talvez os pregadores, erradamente, receiem que a brevidade seja vista como falta de consideração com os assistentes.

Há também os que não sabem terminar o sermão e acabam esticando um bom tempo até encontrar um jeito de pôr o ponto final.

Há uma frase conhecida sobre o assunto: "nos primeiros 5 minutos fala Deus, nos 5 seguintes fala o sacerdote, a partir daí fala o demônio".

A concisão e a brevidade no discurso exigem esforço e preparo. Contam que o Pe. Vieira, no final de uma longa carta para a Rainha de Portugal, escreveu: "perdoe-me Vossa Majestade por esta carta ser tão extensa, pois não tive tempo de fazê-la breve". Diz-se também de um orador que afirmava: "se você precisa que eu fale 1 hora, posso começar já; mas se precisa que fale 10 minutos, preciso de 1 semana para me preparar".

Acho que o sermão da Missa deve ser objetivo. Melhor 5 minutos que marquem do que 20 minutos de encheção de linguiça. Faça o teste você mesmo: você se lembra de uma idéia do sermão do domingo passado, uma única? E dos últimos meses? Mudando o ângulo: quando foi a última vez que você saiu da Missa pensando: "como pregou bem o padre hoje..."?

Nenhum comentário:

Postar um comentário