quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Gentileza gera gentileza, já dizia o profeta

Profeta Gentileza (1917-1996)

Não imagino quem (nem quando) pela primeira vez deu a voz de comando ao microfone:
"Todos de pé para a Aclamação ao Evangelho!"
É impressão minha ou essa frase é usada há décadas em todas as Missas do Oiapoque ao Chuí?

Na Missa a que costumo assistir a comentarista tem cerca de 20 anos, mas não se acanha: "Todos de pé para a Aclamação ao Evangelho!". Já cogitei me aproximar dela ao final da Missa e fazer as seguintes ponderações:
- alguns dos assistentes têm idade para ser seu avô ou bisavô
- qualquer pessoa que já assistiu meia dúzia de Missas sabe que deve se levantar nesse momento. Se excepcionalmente houver alguém que não saiba, vai acompanhar o resto da manada
- o próprio celebrante, no final da Missa, sugere polidamente "Tenham a bondade de ficar à vontade" e não ordena "Todos sentados para os avisos da semana!"
- sugiro que você diga simplesmente "Aclamação ao Evangelho". Todos vão se levantar, eu garanto!

Confesso que ainda não tive a coragem necessária. Por mais gentil que eu seja, vai parecer que eu lhe dei uma bofetada. Ou ela pode entrar numa crise existencial: se em todas as Missas se diz a mesma frase, como eu posso não dizer? Fico com a sensação de que eu deveria ter a hombridade de enviar a sugestão à própria CNBB, em lugar de perturbar uma inocente mocinha, que não age dessa forma por grosseria, mas simplesmente porque foi instruída a fazê-lo.

Às vezes me pergunto de onde vem esse estilo autoritário, contrário à "indole gentil do brasileiro"?

Como comentei no primeiro post desse blog, pena que as paróquias não têm um ombudsman ou uma caixa de sugestões. Acho que vou lançar mais uma campanha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário