terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DENÚNCIA: estão cassando a voz do povo nas igrejas!!!


Vox populi, vox Dei? Essa frase, tão importante para os institutos de pesquisa, também deve ser valorizada nas igrejas. Gosto de ouvir as vozes das pessoas rezando durante a Missa: das crianças e dos velhos, dos cultos e dos analfabetos, com diferentes sotaques, timbres, femininas e masculinas. É uma riqueza do nosso culto. Damos honra e glória a Deus com o nosso espírito e com nosso corpo: posturas, gestos, olhares e, na Missa, principalmente com a voz.

Porém, na maioria das celebrações, quase tudo é cantado e pouco ou nada sobra para o fiel comum rezar: desde o Em nome do Pai, passado pelo Ato penitencial, Glória, Credo, até a invocações intercaladas na Oração eucarística.

Quem não tem boa voz para cantar, como eu e 99% dos homens, fica mudo. Mesmo quem tem boa voz dificilmente se faz ouvir pois equipe de canto e os instrumentos musicais têm amplificadores: o som dos autofalantes abafa a voz dos fiéis.

O povão gosta de rezar, de se fazer ouvir. Levo meu filho pequeno à Missa e nunca tive ocasião de ensiná-lo a rezar o Glória ou o Credo, pois são sempre cantados. A equipe de canto deveria respeitar o direito básico dos fiéis que estão ao rés do chão e não no presbitério, de ter sua voz ouvida. Pelo menos os trechos do folheto com indicação explícita de que cabem à Assembléia, deveriam ser respeitados. Mas parece que a voracidade das equipes de canto é insaciável, querem tudo para si.

Vale a pena reler o post sobre a postura das equipes de canto.

2 comentários:

  1. Em minha paróquia ainda dão um bis desnecessário nas invocações intercaladas da Oração eucarística.
    Outra coisa irritante são os comentários do leitor(a) as leituras,primeira ,segunda e evangelho que não estão no missal e tiradas não sei de onde e geralmente são de cunho socialistas.

    ResponderExcluir
  2. nunca tive ocasião de ensiná-lo a rezar o Glória ou o Credo, pois são sempre cantados

    E para piorar, não são cantados o Glória e o Credo, mas cançõezinhas "similares", coisa vetada pela Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) de 2002!

    Entretanto, uma Missa Cantata Solene (onde até as leituras se cantam) com gregoriano e motetos é um dos espetáculos mais belos da terra, cujo alvo é o Céu.

    Pedro M. Pelogia.

    ResponderExcluir