domingo, 19 de fevereiro de 2012

"Boca de ouro", o padroeiro dos pregadores


São João Crisóstomo (349-407) nasceu em Antioquia da Síria e foi bispo de Constantinopla. Crisóstomo em grego significa Boca de ouro. Seus restos mortais repousam na Basílica de São Pedro, em Roma.

Segue trecho da meditação de Vultus Christi sobre esse grande santo:
Um pregador diferente de qualquer outro 
Quem me dera que São João Crisóstomo, o padroeiro dos pregadores, pudesse estar aqui no meu lugar hoje e pregar com a eloquência, dada a ele pelo Espírito Santo, de uma boca de ouro! Como responderíamos à sua pregação? A pregação de São Crisóstomo perturbava o plácido, inflamava o morno, acordava o sonolento, expunha a corrupção, assustava o indiferente, abalava o acomodado e fazia o piedoso se constranger. 
Sua pregação também inspirou confiança no Sangue de Cristo, deu esperança aos desesperados, levou os pecadores a chorar por suas faltas, inspirou a ricos a dar generosamente de sua riqueza, fez as pessoas se desapegarem dos bens terrenos, humilhou o arrogante, trouxe fornicadores para a castidade, converteu os trapaceiros à justiça e dotou o ignorante com a ciência de Jesus Cristo.
Como seria interessante se os sacerdotes, ao preparar o sermão de Missa de domingo, começassem por ler esses dois singelos parágrafos do padroeiro dos pregadores. Como isso não perderiam de vista em que consiste uma boa pregação.

O restante da meditação virá em breve. Se você é novo no blog, veja outros posts sobre o sermão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário