quinta-feira, 19 de abril de 2012

Joseph Ratzinger nasceu predestinado para ser Papa?

São Benedito José Labre
Post do Vultus Christi publicado na segunda-feira, mas que também tem tudo a ver com o dia de hoje, quando se comemora o aniversário da eleição do Papa:
Hoje é o 85º aniversário do Santo Padre. Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, nasceu em 16 de abril de 1927. Era Sábado Santo. Ele foi batizado no mesmo dia. Cento e quarenta e quatro anos antes, em 16 de abril de 1783 um homem pobre, que rezava sempre, morreu em Roma. Seu nome: Benedito José Labre. É estranho e maravilhoso que um homem chamado José, nascido na festa de São Benedito José, escolhesse o nome de Benedito (*) quando foi eleito para Papa. É como se um sinal da Providência sobre o seu destino tivesse sido dado desde o início.
(*) em quase todas as línguas em que tive a paciência de conferir na Wikipedia, o nome do Papa segue mais fielmente o padrão latino Benedictus: italiano, inglês, espanhol, alemão, polonês, sueco, húngaro, holandês. Só em português se adotou a contração Bento, mesmo existindo a correspondência mais fiel (e muito mais usada) Benedito. Alguém saberia dizer porque? Em francês também é contraído para Benoît, mas lá acho que não existe a forma Benedito (pelo menos é Saint Benoît-Joseph Labre)

Um comentário:

  1. O Papa disse ser admirador de São Bento de Núrsia. O nome do patriarca beneditino, em latim, chama-se Benedicte. E todos os outros 15 papas são conhecidos, em português, como Bento.

    ResponderExcluir