domingo, 22 de abril de 2012

Não se pode ser católico e umbandista ao mesmo tempo

Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim, Salvador
O Cardeal de Caracas, Dom Jorge Urosa, ressaltou em um sermão a incompatibilidade entre o catolicismo e a umbanda.

Desnecessário dizer que aqui no Brasil também é necessário lembrar com frequência que esses sincretismos não são possíveis. Alguns bispos têm procurado distanciar as lavagens de igrejas de qualquer atividade religiosa católica.

Segue transcrição das palavras do Cardeal Urosa:

Não podemos ser umbandistas e católicos. Talvez pessoas com uma fé débil queiram iludi-los dizendo que sim, que se pode ser umbandista e católico. Não senhor. Pão, pão; queijo, queijo. Todo mundo entende isso, certo? Pois bem, a umbanda é uma religião totalmente diferente da religião católica.

Se alguém quiser seguir a Jesus Cristo não pode estar acreditando nos orixás, nos babalaôs, etc.(...)
Nossa religião cristã se baseia na pessoa histórica de Jesus Cristo, o Nazareno Divino, que morreu por nós na cruz e ressuscitou. E é precisamente o único, o único, em cujo nome podemos obter o perdão dos pecados e a salvação.

Não podemos ter dois deuses, entendem? Um deus aqui e outro acolá. Não. Um só Deus. E este é o Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo. E Jesus Cristo neste ponto é muito, muito firme. Não podemos acreditar, não podemos seguir a Deus e a outros deuses. Vocês entendem? De modo que é muito importante.

Eu respeito muito as pessoas que têm outra religião. Mas se têm outra religião não podem ser católicos. E se nós somos católicos não podemos estar seguindo uma religião diferente. Como não podemos, por exemplo (...) acreditar no espiritismo, nem podemos ser católicos e protestantes ao mesmo tempo. Não é mesmo? Bom.

Não é possível ser católico e umbandista ao mesmo tempo. E se temos uma grande religião, formosa, bela, extraordinária; de salvação, de afirmação da vida, de amor eterno que o Senhor quer nos comunicar, não podemos, portanto, seguir uma religião diferente. Eu creio que isso é extremamente importante.

PS. Houve protesto por parte dos umbandistas, que se puseram como vítimas de incitamento ao ódio. A Arquidiocese soltou uma nota de esclarecimento dizendo que não se ofendeu ninguém e sustentando a incompatibilidade entre as duas religiões. Você pode ler a íntegra do assunto aqui.

68 comentários:

  1. AS VÁRIAS FACES E DISFARCES DO ESPIRITISMO-ANIMISMO, OCULTISMO, MAGIA E OUTROS ELOS DE CONEXÕES COM O SATANISMO
    A Igreja Católica condena rigidamente consultas a advinhos para desvendar o futuro, cartomantes, tarô, mães-de-santo, horóscopos, tatuar-se de cobras, escorpiões lagartos, sinais externos de pertença ao demônio, etc., portar amuletos, figas ou patuás para evitar o mal e atrair o bem, recitar "orações fortes", correntes de oração, evocar mortos em frequência a centros espíritas, umbandistas e semelhantes, e em igrejas evangélicas quase todas - anúncios a rodo - adotantes de mesmas práticas espíritas, como expulsão de maus espíritos, invocação de entidades protetoras(?) do além, afastar malefícios, turbinar a vida financeira, a conhecida herética teologia da prosperidade - a teologia do "ter" e não do "ser" - etc., são todas práticas condenáveis pela Igreja-Jesus, pois há sensível inserção das patas de satanás.

    O espiritismo é uma das vertentes dos ocultismos multi versões conhecidas; não é de duvidar também que supostos manifestações e comunicações de espiritismo apresentadas são fraudes de mágicos de gabarito e (ou) idem diabólicas.

    Os Rocks in Rio da vida, esses roqueiros doidões viciados e tatuados de figuras satanistas, ambientes promíscuos doss encontros regados a álcool, drogas e sexo e apologia ao diabo, estilo Lady Gaga, axés, carnavalescos etc.
    A conhecida brincadeira(?) do compasso que disso nada possui é espiritismo real; há vários relatos trágicos de prática decorrente dessa aparente e ingênua diversão com crianças, com consequências dramáticas pessoais.
    Incluem-se nos ocultismos as superstições nas mais variadas modalidades, as corriqueiras práticas conhecidas às passagens de ano, passar sob escadas, portar ramos de arruda, portar símbolos da Nova Era - supermercado de religiões à escolha do cliente - e notar que inexiste católico-espírita, mas sim, espírita que se diz católico.

    Há outras seduções como filmes de aparências inocentes, estilo Harry Potter, Anime Naruto e envolvendo " monstrinhos, diabinhos", etc., leitura de livros como os "bruxinhos" de aparências inocentes e ingênuas, mas bem engendradas maquinações de satanás, que vai sutilmente subvertendo a mente infantil das crianças, aderindo ingenuamente às práticas até à subversão total; o método do diabo é: apertando o cerco aos poucos, até chegar à captura definitiva da pessoa a ele e mil artimanhas mais.
    Quem diria até deixar-se submeter ao hipnotismo pode ser perigoso, com riscos de dependência de mentes perversas e outros negativos; outro é o "setting" ou espiral de silêncio - a lavagem cerebral - adotado por igrejas, por ex., onde pastores doutrinam em ensurdecedores amplificadores aos berros, com interpelações, exigências e condenações às pessoas - em silêncio absoluto e concentradas neles - a não seguidoras do proposto e exigido, há de se tomar cuidado.
    A Deus pertence o futuro e toda vez que, de alguma forma tentamos desvendá-lo, ou conhecer o oculto, para fazer ou não acontecer algo, somos tentados e consentimos no orgulho e soberba ao assim agirmos: o querermos ser como Deus, de forma implícita no mínimo; dominar o invisível à nossa volta, de forma a mantê-lo sob controle de nossos ideais e interesses.
    Há várias referências bíblicas à condenação dessas atitudes idolátricas, no AT: em Dt 18,10, Jr 28,29 2 e Is 8,9 Rm, etc., e no NT como em Mt 6,24 e Lc 16,13: Ninguém pode servir a dois senhores... E em todos e a Igreja advertindo de não prática desses tipos de ações, consideradas graves desvios na fé cristã.
    É também, sem dúvida, um atestado claro de desconfiança na pessoa e poder de Jesus de nos proteger e salvar plenamente, já que por duvidar ou achar que não nos protege ou atende o suficiente, teremos de recorrer a essas outras "forças ocultas" para suprir tal deficiência, que julgamos existir de alguma forma de sua parte; quem procede em conluios com o acima é comparsa de satanás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de te fazer algumas perguntas: Vais ao teu Padre confessar-te e pedir conselhos? Acreditas na transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo? Pedes aos teus irmãos católicos orações por ti, pelos teus e paz para aqueles que amas e já partiram? Pergunta-te a ti e a outros por que algo acontece em tua vida? Já leste o livro de Macabeus alguma vez na vida? Já lestes a passagem do evangelho de Jesus Cristo que narra a visita dos ESPÍRITOS de Moisés e Elias(Mt 17,3=Mc9,12-13=Lc9,28-36) ? Já participaste, como ouvinte, de alguma sessão de Umbanda? Já conversaste alguma vez com algum Preto ou Preta Velha da genuína Umbanda? Se respondeste não às duas últimas perguntas e sim às primeiras, não podes falar nada , nem a respeito da Umbanda, nem a respeito de tua própria religião. Tu, sim, és um desconhecedor dos princípios da fé e facilmente conduzível por qualquer pessoa com boa oratória. Tomes tu cuidado com as patas de Satanás. E lembra-te do que qualquer católico, por mais que seja "católico de carteirinha", sabe: Lúcifer, a quem chamam de Satanás, foi um anjo de luz e quis ser mais que Deus. Deixe, então, que Deus faça sua parte nos corações daqueles que Ele criou e a quem deu o livre arbítrio e não te metas a discursar sobre o que, definitivamente, não conheces. E que o nosso Deus, uno e trino, de tanto amor e tanta bondade que permitiu ao espírito várias chances de se reconciliar com Ele, de várias formas e por várias gerações, tenha misericórdia de nós e não nos permita cair em tentação. Principalmente na tentação de nos considerar, a nós mesmos, mais sábios que nossos irmãos.

      Excluir
    2. Engraçado, sou católico de batismo, tenho amigos de todas as religiões, mas uma amiga católica que se acha dona da verdade como alguns casos citados a cima. Eu não entendo o porque das igrejas católicas estarem esvaziando tanto como ultimamente, se é a "única" religião correta (segundo os católicos), antes de falarem da umbanda, as pessoas tem que no mínimo ler sobre o fundamento e nascimento da mesma, os "santos umbandistas" são os mesmo do catolicismo, Ogum-São Jorge, Oxalá-Jesus Cristo, Oxum-Nossa Senhora, Xango-São Jerônimo-Yemanjá-Nossa Senhora da Conceição, e assim vai, quando você vai a igreja e necessita de alguma ajuda a maioria dos padres nem te dão atenção, só mandam assistir a missa, tem terreiros de umbanda que são charlatões, como também existem falsos padres, mas em sua maioria são terreiros sérios (como a maioria dos padres), você vai procurar algum "tratamento" espiritual na umbanda não é cobrado nada de você, apenas que vc tenha Fé em Cristo, tanto que quando antes de começar o "culto" na umbanda é rezado o Pai Nosso e a Ave Maria, isso não significa nada? Só quem teve a vida "modificada" pela Fé pode responder o que é bom e o que é ruim. Agora só pergunto uma coisa, se a igreja católica é a única correta, porque de tantos abortos nos conventos? Tantos Padres pedófilos? Acredito em Deus, Jesus e nos Santos, não nos padres.

      Excluir
    3. O que o naruto tem a ver com isso?

      Excluir
    4. Vai dizer agora que nas outras religiões isto também não existe, estes pastores e crentes pedófilos, mulheres que abortam nestes rituais, porque só falam da igreja católica, INVEJA, a mídia passa mão por cima, esconde, sou católica com muito orgulho e respeito as outras religiões, e sabe porque as pessoas estão se afastando da igreja, por que não sabem o real significado da missa, preferem ser enganadas e roubadas por esses que se dizem videntes. Tenho pena destas pessoas ignorantes que não sabem o que falam. Que Deus perdoe e tenha misericórdia de vocês.

      Excluir
  2. Putz..nunca li tanta besteira.
    na Umbanda não cultuamos os Orixás como deuses ou semi deuses,e sim como manifestações da natureza,que sao irradiadas por DEUS,sim nos cremos em um unico Deus que por sinal é o mesmo de vocês,caso não saibam.e também cremos em Jesus e seguimos os seus ensinamentos (amar ao próximo como a si mesmo).
    não falem o que não sabem. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou católica e a minha religião não aceita a umbanda. Sigo a minha religião, não acredito na sua mas respeito a sua liberdade. Ponto final.

      Excluir
    2. Estou de acordo com a sua opinião e com o posiciomento da igreja católica sobre a adoração a dois deuses, na verdade só existe um Deus que sentimos e vemos na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo que vilipendiado nos terreiros de umbanda. Mais uma vez meus parabéns.

      Excluir
    3. Sou católica e creio na Umbanda também. Não vejo mal algum nisso, até pq as religiões fora criadas pelo homem como o catolicismo por exemplo. Não é por quê creio na Umbanda que vou deixar de acreditar em Jesus Cristo não. Junto minhas crenças e monto a minha própria religião independente da opinião de padres ou bispos, até pq eles não são os donos da verdade. Eles não podem afirmar que é errado seguir mais de uma religião até pq creio que o importante é você buscar a Deus

      Excluir
    4. Acho que diante de tanto preconceito das religiões com o Espiritismo ou a Umbanda, estou começando a mudar a minha e ser espirita ou umbandista, por causa desses preconceitos ou pré-conceitos que acontecem as guerras santas.

      Excluir
    5. Caro Anonimo, isso que eles pregam a voce de adorar ao mesmo Deus e a Jesus Cristo, a caridade... na verdade eh tudo parte de uma ilusao... nao se engane

      Excluir
    6. Anonimo quando se diz católico professamos a nossa FE Creio em Deus pai todo poderoso....Creio na Santa Igreja católica ....e a Igreja católica não ensina nao vive a umbanda.. emtao voce nao e católico nao vice a FÈ católica. nao tem como servir a dois senhores. A igreja católica vai esvaziar sim de pessoas que não querem viver a a FÈ verdadeira e sim a de conveniência.

      Excluir
    7. Sou católico e tenho frequentado terreiro de Umbanda não vejo mal nenhum pois deus é o mesmo os santos são os mesmo não importa o nome que lhe damos o importante é a fé que neles depositamos na umbanda se reza o pai nosso e a ave Maria que tanto se reza mas igrejas cristãs. Agora vou dar a minha opinião pois tenho direito disso já que esse cardial também deu a opinião dele. Se Deus tem trinda pai filho e espírito santo porque é que Deus não pode ser um preto velho um caboclo um baiano ou um ere?? Com diz o nome espírito santo. Nunca ninguém viu os milhões que se gasta mas igrejas cristãs e no Vaticano é uma vergonha terem cadeira em ouro seda da mais cara que há tapetes vermelho para que??? Não são deuses mas pensam que são e a igreja que não saiba que és gay lésbica que se fores acólitos ou do grupo cural expulçao-te da igreja se és divorciado(a) ou mãe solteira que teu filho não é batisado.onde está a caridade de jesus na igreja cristã? Porque as igrejas estão vazias ou a ficar com pouca gente?? É fácil num ou dois anos sabes o que vais ouvir na igreja é vira o disco e toca o mesmo é cansativo ouvir sempre o mesmo. Umbanda não é sempre diferente mesmo que a gira seja a mesma tem sempre algo diferente. No terreiro onde ando é tudo gente boa vestem de branco que significa igualdade ninguém é mais que ninguém para muita gente que não se o porquê de o branco esse cardial tem muito que aprender muito primeiro lugar humidade. O resto que vá aprender num terreiro de Umbanda

      Excluir
    8. Sou católico e tenho frequentado terreiro de Umbanda não vejo mal nenhum pois deus é o mesmo os santos são os mesmo não importa o nome que lhe damos o importante é a fé que neles depositamos na umbanda se reza o pai nosso e a ave Maria que tanto se reza mas igrejas cristãs. Agora vou dar a minha opinião pois tenho direito disso já que esse cardial também deu a opinião dele. Se Deus tem trinda pai filho e espírito santo porque é que Deus não pode ser um preto velho um caboclo um baiano ou um ere?? Com diz o nome espírito santo. Nunca ninguém viu os milhões que se gasta mas igrejas cristãs e no Vaticano é uma vergonha terem cadeira em ouro seda da mais cara que há tapetes vermelho para que??? Não são deuses mas pensam que são e a igreja que não saiba que és gay lésbica que se fores acólitos ou do grupo cural expulçao-te da igreja se és divorciado(a) ou mãe solteira que teu filho não é batisado.onde está a caridade de jesus na igreja cristã? Porque as igrejas estão vazias ou a ficar com pouca gente?? É fácil num ou dois anos sabes o que vais ouvir na igreja é vira o disco e toca o mesmo é cansativo ouvir sempre o mesmo. Umbanda não é sempre diferente mesmo que a gira seja a mesma tem sempre algo diferente. No terreiro onde ando é tudo gente boa vestem de branco que significa igualdade ninguém é mais que ninguém para muita gente que não se o porquê de o branco esse cardial tem muito que aprender muito primeiro lugar humidade. O resto que vá aprender num terreiro de Umbanda

      Excluir
  3. NOOOOOOOOOSSA NADA AVEER QEM DISSI QE UMBANDA TEM MAIS DE UM DEUS!!!! Meu unico deus é nosso pai nosso senhor jesus cristo...Deus A igreja catolica ensina e honra a deus a umbanda ensina honra a deus fas a caridade ajuda o proximo e fas o desenvolvimento da mediunidade.ta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ajudar ao próximo e leva lo a Deus e Deus condena isso, onde esta a caridade quando se tira a pessoa de Deus pois ela ira se perder? nem seu nome você coloca o que o demonio quer e gerar discórdia acorde

      Excluir
  4. Nossa, tem pessoas q nao sabem nem doque esta falando, mais insiste em dizer isso, e o pior em publico...
    Meu querido Cardeal, eu sou catolica e umbandista, e nao vejo problema nenhum nisso, muito pelo contrario,ADOROOO a igreja catolica, mais tb ADOROO o terreiro, e pra mim um ajuda o outro, e pra falar a verdad a igrja catolica nao esta podendo falar nada, pq a quantidade d erros q vejo nela é inmença, (nao q nos terreiros nao ajá erros).
    Sou aluna do curso Ciências da Religião, e estou estudando justamente as religiões de matriz africana, e le dou um conselho, comese a pencar na junção das 2 religiões, pod ser uma saida pra humanidad.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua resposta me tirou um peso da minha consciência,pois tbm sou católica e sou da umbanda e eu estava me condenando por ser assim.

      Excluir
    2. voce quer uma fe de conveniência . nenhum orixá da umbanda ira te dar a salvação, vc precisa de um deus que vista aquelas roupas ? precise de bebida?: se na Biblia nao tem isso , nap se pode servir a dois senhores.

      Excluir
  5. Sou da umbanda e só tenho um DEUS o mesmo da católica evangelica etc.Gostaria de saber destas religiões que citei o porcentual de ajuda o procimo,sem ficar dizendo na midia, ou no muro do vizinho.
    Obs.adoro meus patoas,e minhas entrega.

    ResponderExcluir
  6. As pessoas precisam estudar e pesquisar antes de falarem do que desconhecem..não ficar nesse ''disse que disse'' no achismo ,conhecimento nunca é demais.
    nós Umbandistas não temos os Orixás como deuses ou semideuses ,os Orixás são energias que se desdobram e se manifestam nas forças da natureza que são emanadas por DEUS, cremos em um único Deus que é o mesmo de TODAS as religiões,pois independentemente dos vários nomes que se dão ao grande criador (seja Javé,Jeová,Alá,Elohim, Elloa,etc) é o mesmo Deus,a mesma energia de amor para com seus filhos (nós encarnados).
    Acreditamos em Jesus não como único salvador,mas como o Cristo Planetário e grande governador da Terra,o mais evoluído que viveu entre nós e que veio trazer suas mensagens de amor para com o próximo,que nós umbandistas seguimos.
    as manifestações das entidades não são para o intuito de ''adivinhação'' e sim para ajudar a quem precisa a ter uma palavra amiga,um conselho,caridade sem olhar a quem..independentemente de credo,raça,opção sexual,situação financeira.
    Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade.
    não se prendam nas trevas da ignorância ,procurem seguir a principal mensagem que Jesus nos deixou ''amar o próprio como a si mesmo'' procurem estudar e pesquisar bem antes antes de tirarem conclusões na base do achismo.
    Religião não tem e nunca teve o objetivo de causar a intolerância entre as pessoas e sim unica e exclusivamente de unir as pessoas a Deus independentemente da forma e nomenclaturas que for..o que tem objetivo de causar a intolerância somos nós mesmo seres humanos,que ainda não aprendemos a ser humildes e por acharmos que nossa fé é a exclusiva,a unica verdade..será que é isso que Deus quer? será que Jesus concordaria com tais atitudes? não existe religião certa e errada..todas tem sua importancia e cada uma se encaixa na qual cada um se sentir melhor..Parem de achar que tudo é obra do Diabo,pois o único diabo que existe é a maldade e intolerância que existe na mente e coração do ser humano.
    Paz e bem a todos!
    e Salve a Umbanda sagrada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão de fé.
      Há muito não lia algo tão sábio sobre a doutrina de nossa Umbanda Sagrada e amada. Parabéns pela propriedade de suas palavras. E que Oxalá te permita continuar transmitindo tanto conhecimento e tanta luz.
      Salve a Umbanda, salve Oxalá, salve Orixalá!
      Que os verdadeiros Deístas continuem, de mãos dadas, aumentando a corrente bendita que leva paz a alento aos espíritos encarnados e desencarnados. E que cada um assuma sua posição aqui nesse plano para que a união entre os povos concretize o verdadeiro anseio de Nosso Pai, apregoado pelos velho e antigo testamentos.
      Saravá!

      Excluir
    2. E Logo se ve que isso e pra enganar nem nome voce posta! nso católicos nao somos intolerantes homofóbicos ... algumas pessoas usam isso para nos defamar... seguimos o Cristo e filho de Deus e ele condena advinhações Deutoronimo 18 Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquele terra.
      Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo,
      à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos,
      Deuteronômio 18:9-11agora se ser da umbanda seja mas nao bagunca e fale mal de minha fe repeite nos

      Excluir
    3. Se quer respeito, respeite os umbandistas! A bíblia foi escrita por homens e teve alterações até chegar a esta q temos em casa. E não se esqueça q na bíblia a qual vc cita tbm diz q seremos julgados na mesma medida em q julgamos. Ao acusar outra religião de pertencer ao diabo lembre-se q só quem pode julgar e sentenciar é Deus.

      Excluir
    4. Se quer respeito, respeite os umbandistas! A bíblia foi escrita por homens e teve alterações até chegar a esta q temos em casa. E não se esqueça q na bíblia a qual vc cita tbm diz q seremos julgados na mesma medida em q julgamos. Ao acusar outra religião de pertencer ao diabo lembre-se q só quem pode julgar e sentenciar é Deus.

      Excluir
  7. Sou umbandista e realmente impressiona como as pessoas desconhecem o que prega a Umbanda .Nao cultuamos deuses, pregamos caridade e amor, e nesse sentido se proxima da Igreja Catolica.Maso Cardeal tem razão : é uma outra religião, e devemos respeitar-nos mutuamente.Se sentir "objeto de ódio" é um absurdo, não há odio nenhum nas palavras do Cardeal.Que Deus nos ajude e nos guie.

    ResponderExcluir
  8. Sou UMBANDISTA e fico orando por tanta ignorância pública.
    Os Umbandistas nunca usaram o Catolicismo ou o Cristianismo como instrumento de propaganda, diga-se, NUNCA FIZEREM E NEM FAZEM PROPAGANDA, portanto não estão incluídos nos QUE ENGANAM,historicamente!!!!
    Como disse o grande PAPA Francisco, deste mundo: "“Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir bem.”
    A Umbanda inicia um novo ciclo, os dos intelectuais, os que, com conhecimento de causa não se dobrarão para os exDercícios de ódio DE QUEM mais sabe decor do que pratica!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sou UMBANDISTA e fico orando por tanta ignorância pública.
    Os Umbandistas nunca usaram o Catolicismo ou o Cristianismo como instrumento de propaganda, diga-se, NUNCA FIZEREM E NEM FAZEM PROPAGANDA, portanto não estão incluídos nos QUE ENGANAM,historicamente!!!!
    Como disse o grande PAPA Francisco, deste mundo: "“Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir bem.”
    A Umbanda inicia um novo ciclo, os dos intelectuais, os que, com conhecimento de causa não se dobrarão para os exDercícios de ódio DE QUEM mais sabe decor do que pratica!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem afirma que os espíritos da Umbanda são Demônios,então porque estes Demônios nos induzem ao Bem e nos alerta das Consequências do mal!!Acredito que tudo que nos aconselha à prática do bem vem de Deus e não pode ser obra de Satanás!! Então todos os Espíritos que baixam nos terreiros vieram mesmo em Missão Divina para nos ajudar a evoluir.Quem prega ódios e discórdias contra a sagrada Umbanda deveria fazer parte do clubinho do Demônio que com certeza adora discórdias!!MAIS TOLERÂNCIA E RESPEITO AOS UMBANDISTAS!!

      Excluir
  10. jesus cristo( oxala) nao estabeleceu uma religiao,ele pregou a doutrina de Deus(olorum) para que nos possamos construir um mundo bem melhor,sou unbandista com amora mais de 45 anos Olurum e Oxala sao soberano em todas as religiao

    ResponderExcluir
  11. Sou católica, e graças a o bom Jesus somente ele habita em meu corpo e mente.
    Acho ridículo pessoas que deixam ser possuídas por entidades, e ainda acham que isso é Deus!!!

    ResponderExcluir
  12. Gente, acho que vocês deveriam conhecer antes de julgar. Cristo ensinou que nunca devemos julgar, pois só Deus tem esse poder. Nem Ele que é o filho julgou! Enfim, não falem do que vocês não sabem à respeito. Deus é único e verdadeiro. A UMBANDA ensina isso. Os ORIXÁS não são mais que Deus, pois Ele é ÚNICO. Mais do que Deus ninguém! Procurem saber do surgimento da Umbanda. À princípio essa relação foi com o Candomblé. A Umbanda surgiu bem depois. Isso é falta de informação. Essa coisa toda tem relação ao fanatismo religioso. Desculpem mas é verdade! Vocês só enxergam isso e pronto. Procurem saber mais. Não se limitem. Jesus não ficou só com quem O seguia. Deixem o fanatismo de lado e procurem um pouco de ILUMINAÇÃO (isso é um pouco do Budismo também, se quiserem saber mais procurem à respeito. É lindo assim como a Umbanda! :D ). Bjs. Paz, Amor e Alegria!

    E sim, SOU CATÓLICA, crismada!!! Mas sou um pouco Umbandista, Budista, Espírita... do Candomblé também e assim vai. Quem quiser falar que fale! Estou em paz. Pois o Deus é ÚNICO!

    (Acho que vocês pensam que a Macumba vem desse meio. Por isso falam assim. Não vem não. Procurem saber da QUIMBANDA é daí que vem! Pequenos grupos praticam a Quimbanda em terreiros de Umbanda. Os que fazem isso não são Umbandistas de verdade, assim como tem muito padre e pastor pedófilo por aí, que no fundo não segue os ensinamentos de Jesus (temos vários exemplos por aí, não só de pedofilia, mas de roubo, enfim... um monte de coisa pecaminosa. Se são padres e pastores por que fazem isso, sabendo, como eles mesmos dizem, que levam ao inferno??? Muito estranho). Vlw. E se tem gente que consegue viver sem religião, tem gente que consegue ser Umbandista, Espírita, Católico e assim vai... aquela história "de todas mas de nenhuma").

    Deus abençoe vocês! Assim seja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, tu tem toda a razão!

      Excluir
  13. Cambada de gente desinformada, macumba é um instrumento de percussão, o que você diz ser macumba é oferenda, e a quimbanda também não faz mal para ninguém, procure se informar.
    Os Exus
    *Débora Caparica

    Muito se fala a respeito dos Exus, mas pouco se entende. Tendo isto em vista, vamos tentar colocar em palavras mais simples a respeito dos mesmos.



    Exus são espíritos que já encarnaram na terra. Na sua maioria, tiveram em encarnações anteriores cometidos vários crimes ou viveram de modo a prejudicar seriamente sua evolução espiritual, sendo assim estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática da caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda.





    São muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados. Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, crianças e caboclos, são servidores dos Orixás.


    Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" medieval (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens que lhe são passadas. Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.


    Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc. de seus consulentes. Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhosCiganos, Baianos, etc), protegendo o terreiro e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.



    Exú é Mau?

    Muitos acreditam que nossos amigos Exus são demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam com as desgraças que podem provocar.


    Exú é neutro, quem faz o mal são os médiuns que utilizam os Exús para fazerem trabalhos que prejudiquem outras pessoas.

    Na verdade o mal ou o bem, como já afirmamos é produto da vontade e da evolução do próprio homem e Exu esta acima do bem e do mal, sentimentos esses pertencentes a evolução humana.



    Os negros africanos em suas danças nas senzalas, nas quais os brancos achavam que eram a forma deles saudarem os santos, incorporavam alguns Exus, com seu brado e jeito maroto e extrovertido, assustavam os brancos que se afastavam ou agrediam os médiuns dizendo que eles estavam possuídos por demônios.


    Com o passar do tempo, os brancos tomaram conhecimento dos sacrifícios que os negros ofereciam a Exu, o que reafirmou sua hipótese de que essa forma de incorporação era devido a demônios.

    As cores de Exu, também reafirmaram os medos e fascinação que rondavam as pessoas mais sensíveis.



    De um texto extraído do livro “ O Guardião da Meia- Noite” podemos ter uma idéia de quem é Exú:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei um comentário abaixo explicando o meu uso da palavra "macumba". Tem algum site que você possa me informar sobre a Quimbanda? Obrigada.

      CATÓLICA SIM!!!

      Excluir
    2. Não sei se tu és homem ou mulher mas agradeço pelo comentário. Entrei em sites aqui. A Quimbanda trabalha na "esquerda". É isso?!! (Tô nessa fase de querer entender as coisas. Releve. Nem 18 tenho ainda.)

      CATÓLICA SIM!!!

      Excluir
  14. Falei "macumba" no sentido generalizado que as pessoas fazem da mesma: trabalho para o mal (essas coisas...). Os Exus não são maus! Sei disso. Vou pesquisar mais sobre quimbanda... mas o que sempre achei quando pesquiso são rituais que visam o mal. Não citei nada sobre Exus. Sei bem que são os médiuns e até mesmo espíritos que se passam por Exus ou pombosgira. Pela fé viu! Agora que vou pesquisar mais, isso com certeza vou!

    CATÓLICA SIM!!!
    (Num sei nem se sou mais kkkkkk)

    ResponderExcluir
  15. A Umbanda, catolicismo, evangelismo, Islamismo, budismo ... Não importa o nome todos tem fé e o fundamento é o amor.
    O mau está nas pessoas o humano é mal é preconceituoso e destrutivo, independente da religião pois religião é apenas um grupo organizado de cada fé!
    Se você tiver fé em Deus e Cristo nosso senhor Você é filho de Deus sim independente da religião.

    ResponderExcluir
  16. Esses malditos macumbeiros deveriam serem levados a inquisição...Bando de hipócritas que estão a serviço de anjos caídos... É RIDÍCULO E IMPOSSÍVEL O ECUMENISMO COM ESSES "ENDEMONINHADOS" simplesmente porque DEUS ÃO FAZ ACORDO COM ANJOS CAÍDOS ! ...
    RIDICULO ESSA COISA DE QUE "AQUI FAZEMOS O BEM, mas SEMPRE ESTÃO LÁ FAZENDO O MAL ...
    ATUALMENTE UM MALDITO ADVOGADO PERDEDOR "UMBADISTA" INVEJOSO FEZ MACUMBA CONTRA MIM SEM CAUSA ( INVEJA ) ... comecei A SENTIR OS EFEITOS E acabei na IGREJA UNIVERSAL ONDE TUDO FICOU CLARO... o demônio que ele havia mandado para me causar aqueles mau estares e vida amarrada manifestou E CONTOU TUDO...CITANDO INCLUSIVE OS NOMES DOS ENVOLVIDOS E O MOTIVO - INVEJA... Eu NÃO ACREDITAVA EM MACUMBA E NÃO GOSTAVA DA IGREJA UNIVERSAL , MAS SE NÃO FOSSE O TRABALHO DELES NA TERÇA E SEXTA FEIRA eu tenho certeza de que teria morrido ... A MACUMBA FOI PRA MATAR MESMO E FISICAMENTE EU PERCEBI , POIS ESTA A LITERALMENTE MORRENDO.

    LÁ NA IGREJA UNIVERSAL os Deuzinhos desses macumbeiros derrotados caem de joelho, grita, faz xixi e conta tudo ...

    AE MACUMBEIROS ! EU DESAFIO VCS QUE FICAM DEFENDENDO ESSES DEMONIOS DIZENDO QUE SÃO DEUSES..QUE FAZEM O BEM E ETC...

    EU DESFIO VCS A TENTAR DEIXA-LOS KKKKKK VC VAI VER A VERDADEIRA CARA DELES..VERÃO QUE SÃO "DEMONIOS" ... TENTA SAIR DELES...E DESCUBRA QUE VC NÃO PASSA DE UM ESCRAVO...VC NUNCA TEVE LIBERDADE ....

    * AH ...QUANDO VC ESTIVER SENDO CONSUMIDO VIVO , CORRA PARA A IGREJA UNIVERSAL....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na bíblia diz q seremos julgados na mesma medida em q julgamos. Então escolha bem suas palavras.

      Os: pena q vc não morreu. Pq pra q viver com esse ódio todo? Ah, o q vcs tem lá não são demônios nem exus, são espíritos zombeteiros. Até pq até hoje não vi uma oração de vcs evangélicos q não invoque e peça manifestações. Ou seja vcs são satanistas disfarçados

      Excluir
  17. Meus amores a Umbanda e o Catolicismo são incompativeis pelo simples fato de uma pregar a reencarnação e outra a ressurreição. Não vamos reencarnar , não podemos consultar os mortos , nós vamos ressuassitat.

    ResponderExcluir
  18. Biblia diz. JEREMIAS 9 vr 1e2
    Assim que OXALA E MINHA CABEÇA !!!
    Oxala Deus supremo cheio de luz amor
    Nascida e Criada em terreiro visitei varias igrejas
    Swm preconceito ORIXAS NAO SAO DEMONIO SATANAS. ISSO SE CHAMA FALTA DE SABEDORIA
    Tenho apenas 20 anos nao vejo nenhum significado as pessoas quebrarem a cabeça e ficar insistindo em maldade na umbanda amoo minha religiao UMBANDA mais acredito mais ainda em MEU UNICO DEUS JESUS E NAO ACEITO QUE NINGUEM QUESTIONE MINHA FE EM MEUS ORIXAS E MEU UNICO DEUSJESUS

    ResponderExcluir
  19. As mensagens que foi mencionada acima, sobre filmes,livros e desenhos na televisão incorpora também refrigerantes, brinquedos,doces e roupas.
    Isso foi implantado pelos Iluminatis ou seja A NOVA ORDEM MUNDIAL QUE AS UTILIZAM COMO MENSAGENS SUBLIMINAR PARA PROVOCAR AS MENTES INOCENTES.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Alguém já ouviu falar em uma Iemanjá histórica? Não? Claro, não faz o menor sentido. Então por que o Jesus histórico faz? O que já foi feito para dar sentido a essa crença é de dar medo.

    “A verdade histórica é a mais ideológica de todas as verdades científicas [...]Os termos de subjetivo e de objetivo já não significam nada de preciso desde o triunfo da consciência aberta [...]. A verdade histórica não é uma verdade subjetiva, mas sim uma verdade ideológica, ligada a um conhecimento partidário”. (ARON cit. por Marrou, s/ data, p. 269)

    Se a fé nunca dependeu da história, porque fazem tanta questão desta última? Por que insistem em preservar essa bruma que envolve os primeiros séculos do cristianismo? Não devia ser assim. No entanto, quando fazemos uma aproximação dos fatos com fatos e não com ideias, é possível outra conclusão.

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir
  22. Alguém já ouviu falar em uma Iemanjá histórica? Não? Claro, não faz o menor sentido. Então por que o Jesus histórico faz? O que já foi feito para dar sentido a essa crença é de dar medo.

    “A verdade histórica é a mais ideológica de todas as verdades científicas [...]Os termos de subjetivo e de objetivo já não significam nada de preciso desde o triunfo da consciência aberta [...]. A verdade histórica não é uma verdade subjetiva, mas sim uma verdade ideológica, ligada a um conhecimento partidário”. (ARON cit. por Marrou, s/ data, p. 269)

    Se a fé nunca dependeu da história, porque fazem tanta questão desta última? Por que insistem em preservar essa bruma que envolve os primeiros séculos do cristianismo? Não devia ser assim. No entanto, quando fazemos uma aproximação dos fatos com fatos e não com ideias, é possível outra conclusão.

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir
  23. Nossa, quanta abobrinha li aqui...Teve um cidadão que afirmou que quem ouve rock, axé, gosta de Carnaval é do demônio. Ele julgar os outros é de Deus né?

    ResponderExcluir
  24. Nossa, quanta abobrinha li aqui...Teve um cidadão que afirmou que quem ouve rock, axé, gosta de Carnaval é do demônio. Ele julgar os outros é de Deus né?

    ResponderExcluir
  25. Se diz católico,mas vai em terreiros...vai entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O JULGAMENTO DE DEUS É SEGUNDO AS OBRAS E NÃO SEGUNDO A SUA RELIGIÃO!!! SE ASSIM FOSSE,DEUS NÃO TERIA CONSIDERADO PAGÃOS COMO PESSOAS JUSTAS MESMO NÃO TENDO AS LEIS DE MOISÉS!!! PAGÃOS JUSTOS E JUDEUS JUSTOS UNIDOS NA CRUZ DE CRISTO!! DEUS PROCURA PESSOAS JUSTAS E NÂO PESSOAS INTOLERANTES.

      Excluir
  26. eu vou a igreja sim e sou umbandista ,mas prefiro ir quando ela esta vazia sem ninguem pois normalmente quem se diz tão catolicos deviriam ser os primeiros a calar a boca e dar a mão ao proximo.As pessoas que vão na igreja(algumas) batem no peito e benzem se tantas vezes ,e são as primeiras a dizer mal do vizinho na hora do jantar.!! Porque pedem ajuda aos santos se nunca os viram,foi porque a igreja os apresentou? Ou porque sentem que é verdadeiro? Afinal todas as religioes tem um só DEUS mas com nomes diferentes,uns são pretos e outros são brancos ,se tudo fosse igual já não existia mundo,se existe uma diferença algures espalhado é porque ELE quer que nos amemos do jeito que somos.Sejamos inteligentes e agradecemos toda a informação que lemos pois aprendemos uns com os outros.Peço vos humildemente pensem antes de comentar e apontar o dedo para alguem(olhem bem para a vossa mão....um dedo apontado para o outro e três apontado para si).OBRIGADO pela vossa existência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras!! Os Exus tem ensinos Sábios!!Um Cadeieiro me disse que se ele tivesse escutado um dos Exus que o alertou pra não fazer tal coisa não teria sido preso.Mas ele infelizmente acabou fazendo o que o exu tinha proibido de fazer.

      Excluir
  27. Quanto ao comentário do irmão da Universal , ninguém falou nada se esses espíritos ou orixás como vcs chamam fossem tão baozinhos como vcs dizem pq quando eles vem fazer o bem chamam vcs de cavalo , enquanto os verdadeiros evangélicos , quando vem o espírito Santo nos chama de filho , Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk só Jesus Cristo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já estudou sobre umbanda ou só escreve coisas ignorantes?

      Excluir
    2. Vc já estudou sobre umbanda ou só escreve coisas ignorantes?

      Excluir
  28. caro amigo nao sei si é asim que si escreve.
    mais gostaria de ajuda sobre a orixà feminina que é meta etre oxum e yemanja AZENITO BOZZI
    deis de ja muito grato.
    vivanequeis@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. O galera da Umbanda não força a amizade... quem é católico sabe muito bem que é preciso viver de acordo com os mandamentos de Deus... As entidades de vocês ensina que Jesus Cristo é Verdadeiramente Deus é Verdadeiramente homem? Ensina que devem guardar a castidade? Ensina que é bom ler a Palavra de Deus e po-la em prática? Ensina sobre céu, inferno, purgatório? Quem acredita nos Santos, sabe que os santos CONFIRMAM os ensinamentos da igreja e dizem que o INFERNO existe e quem estiver em pecado mortal não herdará o Reino dos Céus em hipótese alguma, a menos que se arrependam verdadeiramente. Os Santos confirmam a veracidade dos ensinamentos catolicas, e as entidades de Umbanda só fazem as pessoas desacreditarem nos ensinamentos da igreja, fazendo os crer que o dia Juízo, céu, inferno, purgatório não é bem como a igreja fala! Mas vocês tem que ser muito cegos pra não ver o óbvio! Acreditam tb em Nossa Senhora, e ela mesma em suas aparições confirmadas pela igreja confirmam os ensinamentos da mesma, Ela mesma diz que vão para o INFERNO os pecadores e pq não há quem reze e se sacrifique por elas.... Mas acreditar que Nossa Senhora confirmou os ensinamenroa da igreja catolica ninguém quer não né? Se converter tomar vergonha na cara, tb não quer? Quer é usar imagem católica em terreiro de Umbanda, pra conversar com entidades duvidosas, que fornecem ensinamentos duvidosos absplutamente contrários a igreja é ficar numa Boa pq as entidades são do "bem". Ah vá, tomem vergonha nessa cara, deixem de mimimi e vão estudar os santos, vão ver que eles viviam a doutrina católica, e obedeciam a Santa Igreja. E os que tinha visões celestes, nenhuma dessas foi de reencarnação. Larguei mão de burrice ingênua. Pelo amor, tenha santa paciência. Enxerguem a grande contradição que é ser umbandista e católico pelo Amor de Deus, parem de usar desculpas para viver essa desobediência para com Deus, abandonem os seus pecados, e vão imediatamente procurar o sacramento da confissão. Mas se querem ficar nessa desobediência maldita, desgraçada e maligna, então parem de ultrajar o corpo do Nosso Senhor Jesus Cristo, tomando a hóstia, pq quem come e bebê indignamente o corpo de Jesus Cristo, come e bebê a própria condenação! Santo Deus!

    ResponderExcluir
  30. O galera da Umbanda não força a amizade... quem é católico sabe muito bem que é preciso viver de acordo com os mandamentos de Deus... As entidades de vocês ensina que Jesus Cristo é Verdadeiramente Deus é Verdadeiramente homem? Ensina que devem guardar a castidade? Ensina que é bom ler a Palavra de Deus e po-la em prática? Ensina sobre céu, inferno, purgatório? Quem acredita nos Santos, sabe que os santos CONFIRMAM os ensinamentos da igreja e dizem que o INFERNO existe e quem estiver em pecado mortal não herdará o Reino dos Céus em hipótese alguma, a menos que se arrependam verdadeiramente. Os Santos confirmam a veracidade dos ensinamentos catolicas, e as entidades de Umbanda só fazem as pessoas desacreditarem nos ensinamentos da igreja, fazendo os crer que o dia Juízo, céu, inferno, purgatório não é bem como a igreja fala! Mas vocês tem que ser muito cegos pra não ver o óbvio! Acreditam tb em Nossa Senhora, e ela mesma em suas aparições confirmadas pela igreja confirmam os ensinamentos da mesma, Ela mesma diz que vão para o INFERNO os pecadores e pq não há quem reze e se sacrifique por elas.... Mas acreditar que Nossa Senhora confirmou os ensinamenroa da igreja catolica ninguém quer não né? Se converter tomar vergonha na cara, tb não quer? Quer é usar imagem católica em terreiro de Umbanda, pra conversar com entidades duvidosas, que fornecem ensinamentos duvidosos absplutamente contrários a igreja é ficar numa Boa pq as entidades são do "bem". Ah vá, tomem vergonha nessa cara, deixem de mimimi e vão estudar os santos, vão ver que eles viviam a doutrina católica, e obedeciam a Santa Igreja. E os que tinha visões celestes, nenhuma dessas foi de reencarnação. Larguei mão de burrice ingênua. Pelo amor, tenha santa paciência. Enxerguem a grande contradição que é ser umbandista e católico pelo Amor de Deus, parem de usar desculpas para viver essa desobediência para com Deus, abandonem os seus pecados, e vão imediatamente procurar o sacramento da confissão. Mas se querem ficar nessa desobediência maldita, desgraçada e maligna, então parem de ultrajar o corpo do Nosso Senhor Jesus Cristo, tomando a hóstia, pq quem come e bebê indignamente o corpo de Jesus Cristo, come e bebê a própria condenação! Santo Deus!

    ResponderExcluir
  31. Ame a Deus e ame Jesus ,faça o bem ,não pensando nada em troca ou que vá colher e sim para se sentir bem com sigo mesmo,e tenha pensamento positivo e que possa levar uma palavra de conforto a sí e tenta dar uma resposta ao algum problema seu e do próximo.tenta ajudar quem tá precisando que está próximo de vc e converse com Deus todos os dias e agradeça ao abrir os olhos e levantar-se lembra que Jesus está para te amando todos os dias e vc a ele e santos foram pessoas abençoada se iluminadas que passaram por aqui deixando muitas palavras e atitudes e fé a que Deus ensinou e são lembrado todos os dias e ajudando nós com uma grande força de fé a afastasse das coisas ruim desse mundo como vícios ,charlatões,pessoas invejosos ex;ladrões e pessoas que sobrevive afundando o próximo ex; traficantes .Olhai e cuidar as nossas crianças para que essas influencia a perturbar o futuro delas ,defendendo -a ,procura selecionar ao se redor e seja feliz com qualquer que seja sua religião ,enquadrando nessas palavras,
    e que que vcs ficam com Deus nosso pai,e jesus no coração.

    ResponderExcluir
  32. Os católicos enchem a boca lra dizer q só existe um Deus q e oai filho e espírito santo, vai entender então pq aa segundas feira acendem velas para as almas benditas ja q não existe espíritos não deveriam acerder nada , e muito menos adorar imagens de santos já q eles não acreditam em nada e sim no único Deus Jesus. Cristo, sou umbandista com muito orgulho e meu Deus e o msm , q me auxilia , colocando meus orixás pra me guiar

    ResponderExcluir
  33. vocês são chatos pra kralho, bem sabem se estão jogando no time certo, pra falar tanta merda devem achar que hitler tbm foi um demônio, quando na verdade foi um cordeiro perto de outros genocídios que ficam ao ar subentendidos que não são divulgados, quem disse que o diabo é mal? quem disse que Deus é bom? as vezes tenho pena do diabo,tenho na minha raiz a sagrada igreja católica, minha fé é a fé da caridade, do amparo, da ajuda, da verdade, do
    correto, religião é comércio, religião é política, religiosidade é caminho, espiritualidade é sabedoria, você que se acha o sábio, o dono da verdade, conheço pessoas que nunca leram a biblia e sao mais espiritualizados que muitos que a leram por dezenas de vezes, a fórmula é, faça o bem sem olhar a quem, isso voltará para vc em benção, não tenha medo do diabo, ele só atinge os pecadores, as pessoas ruins na alma, quer conhecer o diabo? ligue a tv, ele é de carne e osso, tem posto, tem terno, tem vestido, tem manto, tem coroa ou apenas roupa de trapos, o diabo pode ser outro ou vc pode encontra-lo no espelho de sua casa, vc pode ser o diabo, só depende de vc, diabo é atitude errada, não se preocupe com ele se vc é do bem, ele não ligará para vc, sua alma não tem tempero para ele, mantenha-se no caminho, não seja um idiota, um hipócrita, vá a universal, vá a assembleia, vá ao kardecismo, vá a umbanda, vá ao candomblé, vc nunca aprenderá matemática estudando somente português, seja sábio, a melhor das passagens já dizia, conheça a verdade e ela te libertará, a minha verdade é, faça a caridade, faça o bem, posso fazer isso em casa, na rua, comendo farofa dos santos o brincando com vela da procissão, colocando fogo em folhas e plásticos como fazia quando era criança, jesus não se importa onde vc está, ele se importa com o que vc faz ao próximo, simples assim.

    ResponderExcluir
  34. sou evangelica, apesar de não estar frequentando muito a igreja.
    nunca julguei ninguem pela religiao, sempre levei e levo até hj o carater da pessoa em consideração. sempre orei por todos (independente de religiao) acredito que Deus é amor, e quem pratica o amor é quem está mais proximo de Deus.
    Deus é um só, Jesus é o nosso salvador e ele não deixou uma religiao a seguir, e sim, os seus ensinamentos de amor e caridade, faça isso e vcs verão suas vidas melhorarem. julgar religião não te faz melhor que ninguem. a paz de Deus para nós todos.

    ResponderExcluir