terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aviso aos navegantes: de 6 a 8 minutos para dar seu recado


Boa matéria do site Catholic News Service (tradução e grifos meus):

Por oito dias na Loyola University em New Orleans, três padres e cinco diáconos absorveram a matemática fria e a simetria interna da boa pregação.
Assim como Moisés desceu do Monte Sinai com os Dez Mandamentos lavrados em duas tábuas de pedra, as regras estabelecidas pelo Padre Roy Shelly e por Deborah Wilhelm da Diocese de Monterey, na Califórnia, embora não gravadas na pedra, são fronteiras dignas de respeito: seis a oito minutos para uma homilia de domingo, três a cinco minutos para um sermão durante a semana.
(...)
Melhoria da qualidade e profundidade espiritual da pregação tem sido uma paixão para o Padre Shelly, que é diretor de vocações e supervisiona a formação homilética para o diaconado permanente em sua diocese.
(...)
"A Fundação Pew pesquisou porque jovens adultos estão deixando a igreja e a primeira razão que o estudo apontou foi a pregação pobre," disse.
(...)
Ao longo de uma semana, três padres da Arquidiocese de Nova Orleans - Chris DeLerno, Kevin Martin e DeLerno Smullen - juntaram-se a cinco diáconos e cada um preparou duas homilias, que foram filmadas e depois criticadas pelo grupo.
Preparação espiritual é fundamental e a metodologia empregada envolve "lectio divina" - ler, refletir e rezar sobre a passagem bíblica.
"O Arcebispo Fulton Sheen disse: 'Se você quiser que eu fale por uma hora, estou pronto. Se você quiser que eu fale por 10 minutos, eu vou precisar de uma semana", citou Padre Shelly. "Este é um processo muito estudado. Encorajamos as pessoas a se concentrar em uma idéia e também a levar em conta que não será a única vez na vida que os ouvintes vão ter esse texto comentado. A pior coisa é tentar dizer tudo. Concentre-se em uma idéia. "
Na formação dos pregadores, Padre Shelly pede-lhes que escrevam uma frase que resuma a homilia que vão pregar. Depois os ouvintes são convidados a escrever em uma frase o tema da homilia que acabaram de ouvir.
(...)
Wilhelm disse que um pregador eficaz é ,"em primeiro lugar, um ouvinte da palavra de Deus. É presunçoso pregar a palavra de Deus ao povo de Deus sem ouvir a palavra de Deus em primeiro lugar. E, segundo, todos podem melhorar. Nós nunca estaremos completamente desenvolvidos como pregadores."
(...)
Padre Smullen disse que muitas vezes os pregadores esquecem o valor do silêncio como uma ferramenta ao ensinar a palavra de Deus.
"Nós só podemos ver a eloqüência da palavra de Deus, sua mansidão e sua humildade quando estamos tranquilos", disse. "Jesus escolhe ficar em silêncio para nos permitir experimentar a sua presença silenciosa, não para experimentar seus comandos ou suas advertências."

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!

    Estou escrevendo uma série de posts sobre Pregadores, hoje vai ao ar mais uma!

    Abraços

    ResponderExcluir