quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Da água para o vinho




As donas de casa querem de tempos em tempos renovar a decoração, os móveis, a pintura para que a casa esteja sempre com a melhor aparência possível. O mesmo deve ocorrer com as igrejas. As fotos acima mostram o antes e o depois de uma reforma. Nem parece a mesma igreja! Qual das duas formas você acha que inspira mais os fiéis à oração? 

Talvez nossa paróquia tenha a mesma aparência há décadas. De fato, nem é propriamente a mesma, pois com o tempo a aparência vai se deteriorando. E acabamos nos acostumando a isso.

Nas paróquias são frequentes as iniciativas para construir, reformar ou ampliar algo: salão paroquial, ar condicionado, telhado, etc. Por certo são iniciativas necessárias, mas não devemos nos esquecer do principal, do dono da casa. Não caberia que o altar, o retábulo ou outros elementos do interior da igreja que estão diretamente ligados ao culto ficassem mais belos e dignos?

Não estou me referindo a mudar pelo simples afã de novidade. Menos ainda a reformas mal orientadas que querem substituir o "antigo",  piedoso, com valor histórico e afetivo, pelo "moderno" de gosto duvidoso. As fotos acima mostram bem o que quero dizer. Nas próximas semanas postarei outros exemplos que possam nos servir de inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário