sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Conversão: a de São Paulo e a nossa

Conversão de São Paulo, Caravaggio
Trecho de outra excelente meditação de Dom Mark Kirby, do site Vultus Christi (Face de Cristo):

A Presença de São Paulo

Por que São Paulo, mesmo após dois mil anos, tem tanta influência sobre os corações e as mentes em toda cultura e nação? Por que São Paulo continua a falar de modo persuasivo a cada homem e a cada mulher? Por que a vida de Santo Agostinho se transformou de forma tão dramática e gloriosa, quando ele pegou um livro e, abrindo-o, deu com a Epístola de São Paulo aos Romanos? Por que a Regra de São Bento se entrelaça com a paixão de Paulo pelo amor de Cristo? Por que, mesmo nos conflitos que põem crente contra crente, São Paulo permaneceu, em ambos os lados do conflito, a medida do que significa pertencer a Cristo? Por que, no século passado São Paulo capturou de tal forma o pensamento de Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, doutora da Igreja; do Abade beneditino, o Bem Aventurado Columba Marmion; da jovem carmelita, Bem Aventurada Elisabeth da Trindade que se é obrigado a concluir que sem uma imersão em suas epístolas não pode haver uma conversão duradoura das almas para Cristo, nem um misticismo autenticamente cristão?

A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo. (Efésios 3:8)

Paulo me dá Cristo

Comecei a ler São Paulo quando garoto, isolando-me nas manhãs tranquilas no desvão entre minha cama e a parede, e indo de descoberta em descoberta no Novo Testamento que meu pai me deu e que ainda conservo como um tesouro. Após mais de cinquenta anos eu ainda estou lendo São Paulo em qualquer momento tranquilo que encontro. Por quê? Porque São Paulo me dá Cristo. Porque São Paulo coloca minha alma em Cristo e Cristo na minha alma. Porque São Paulo, uma vez convertido na estrada de Damasco, nunca deixou de converter outros a Cristo Jesus na esteira de sua própria experiência e porque eu preciso, e quero, e me comprometi a uma vida de conversão.

Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.(Gálatas 2:20)

tradução Missa aos Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário