domingo, 22 de janeiro de 2012

Ombudsman nas paróquias? (2)


Esse blog pretende ser um local de observações sobre as Missas que assistimos, já que as paróquias não costumam ter um canal para receber sugestões.

Li em blogs do exterior vários párocos coincidindo em uma reclamação idêntica: ao saírem da Missa deparam-se indefectivelmente com uma senhora usando luvas (ainda não desapareceram em outros países!) e bolsa pendurada no braço que eles chamam de A RECLAMADORA. E se preparam para ouvir uma sugestão ou queixa sobre os cânticos, o sermão, a leitora, a temperatura da igreja ou o que for.

Fiquei perplexo com o contraste, pois acho que em nossas terras o hábito de fazer queixas ou sugestões é raro. Ou ainda não descobri os canais competentes. Por outro lado, convém ver as coisas pelo lado positivo: tive a oportunidade de criar esse blog!

Fica no ar a pergunta: qual o melhor modo de ouvir o povo de Deus? Que por certo tem coisas úteis a sugerir para as paróquias que frequentam. Descartando as senhoras de luvas, poderia ser: caixa de sugestões, ombudsman, endereço específico de email ou outra alternativa que não imaginei.

Isso exigiria talvez uma hora por semana de alguém que encaminharia as sugestões e daria retorno aos remetentes. Imagino que as equipes paroquiais já tenham uma boa carga de trabalho, mas seria um tempo bem investido para todos se sentirem ouvidos, envolvidos com os assuntos da comunidade e mais responsáveis pelo andamento da paróquia. Afinal não é justo que nós - fiéis comuns, soldados rasos, arraia miuda, base da pirâmide, em resumo: povão - só sejamos lembrados na hora da rifa para a reforma do salão paroquial, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário