terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Não aceite imitações, exija as legítimas!

Dom Columba Marmion, abade beneditino irlandês 
Por essas poucas linhas abaixo dá para se ver o que é, ou o que deve ser, uma Missa e um sacerdote. Esse é o gabarito, o resto é imitação.
A Missa e o Sacerdócio
O sacerdote é elevado a uma dignidade que é, em certo sentido, divina, pois Jesus Cristo identifica-se com ele. Seu papel como mediador é a mais alta vocação neste mundo. Vale a pena repetir: se um padre não fez nada mais durante toda sua vida do que oferecer o Santo Sacrifício piedosamente todas as manhãs, ou mesmo se ele o tivesse oferecido apenas uma vez, ele teria feito algo maior na hierarquia de valores do que esses acontecimentos que revolucionam o mundo. Pois o efeito de cada Missa vai durar eternamente e nada é eterno a não ser o divino.
Devemos orientar toda o dia para a Missa. É o ponto central e o sol do dia. É, como sempre foi, o foco de onde nos vem luz, fervor, luz e alegria sobrenatural.
Devemos ter esperança de que, pouco a pouco, o nosso sacerdócio possa se apossar da nossa alma e da nossa vida, de forma que se possa dizer de nós: "ele é sempre um sacerdote." Este é o efeito de uma vida Eucarística, impregnada do perfume do sacrifício que nos faz um alter Christus, um outro Cristo.
Dom Columba Marmion, conferência aos sacerdotes sobre a Santa Missa
fonte: Vultus Christitradução e negrito de Missa aos domingos
E convém dar um passinho mais: partindo desse gabarito, qual deve ser nossa atitude ao assistir a Missa?

Um comentário:

  1. Acredito que a nossa atitude deve ser de entrega!

    Muito obrigado pela sua visita!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir