sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ah, se eu fosse o Papa...


Em um post anterior (Que parte do "pro multis" vocês não entenderam?) comentei a extensa carta (5 páginas) do Papa aos bispos alemães sobre a questão do pro multis. A versão em português da carta é o primeiro tópico do widget do Vaticano, porém o link não está ativo :-( 

O site do Vaticano só traz o texto em alemão, mas você pode encontrar uma tradução em português no Fratres in Unum.

Um leitor do Father Z sugeriu um texto alternativo mais breve para a carta papal:
Venerados irmãos na plenitude do Sacerdócio, saudações e a Bênção Apostólica!

Como todos nós buscamos ser dignos sucessores de Pedro e dos Apóstolos depois de Pentecostes e não de Judas nos dias que antecederam o Sacrifício do Calvário, somos obrigados, sob pena de condenação eterna, a servir ao Senhor na Igreja que Ele próprio consagrou com o seu Preciosíssimo Sangue, derramado por muitos em expiação pelos nossos pecados.

Se você não gosta da tradução nova e correta da fórmula da Consagração, resta-lhe a opção de usar na Missa a versão original em latim, como eu faço na maioria das vezes. Se você gosta muitíssimo da tradução antiga, incorreta e exegeticamente tola, pode pedir uma dispensa, que será estudada com a costumeira celeridade da Cúria Romana e submetida a mim logo que ocorra uma queda súbita de temperatura em um lugar cuja existência deve ser afirmada com mais freqüência por alguns de vocês, ao menos como um lembrete para si próprios. Nesse meio tempo, ou é latim ou é "por muitos".

Diga-se de passagem, eu nunca gastei tanto tempo e tantas palavras discutindo melhorias  ordenadas por mim há muuuito tempo atrás.

Venerados Irmãos, encontrem o que fazer antes de que eu comece a revisão de rotina nas sedes episcopais vacantes na Coréia do Norte, no Irã e em outros locais desejosos de aprender de vocês os caminhos da inculturação e da justiça social.

Com a bênção Pascal,
Genghis PP I
Em defesa do autor dessa versão alternativa, ele coloca um PS: "Graças a Deus há uma pessoa muito muito muito mais santa, sábia e paciente encarregada desses assuntos..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário