segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Música não é enfeite na Missa


Boa observação sobre música litúrgica, simples e fácil de entender,  no blog do Father Z:

Como a música sacra litúrgica não é um enfeite, mas parte integrante do culto litúrgico, já que é oração, deve ser ao mesmo tempo sagrada e artística. A letra deve ser o texto litúrgico. (...) A música precisa ser boa, bem composta, de elevado valor artístico. Deve ser bem executada. Deve ser sagrada e deve ser arte. Se o cântico escolhido não cumprir esses requisitos, não é adequado para a Missa. A própria música se torna oração dentro do contexto litúrgico. As pessoas rezam ao ouvir música sacra litúrgica quando é verdadeiramente arte e sagrada.

Não corremos o risco de errar quando nos atemos aos textos indicados pela Igreja para cada Missa ou Ofício divino. Não há modo de errar quando usamos canto gregoriano e polifonia e órgão, conforme os padres conciliares do Vaticano II estabeleceram como o gênero de música mais indicado para o culto sagrado.

2 comentários:

  1. Perfeito! Por isso que na minha paróquia adotamos o canto gregoriano em Missas Solenes. O povo precisa ser ensinado a amar e aceitar as raízes e belezas da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Td bem?
    Gostei do seu blogger.
    Com certeza, podemos fazer muito pela música na liturgia.
    Mesmo com simplicidade podemos respeitar, por exemplo, as partes fixas.
    Se quiser depois post este video, bem simples, mas que não impede que façamos o que pede a igreja....
    http://www.youtube.com/watch?v=yG5Qhwq3CCY
    abraços
    Rodnei Rivers
    www.catequeseliturgica.com.br

    ResponderExcluir