terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sou um padre casado mas defendo o celibato

Nelson Rodrigues já dizia, há mais de 40 anos: Os padres exigem o fim do celibato. Portanto, odeiam a castidade. Imaginem um movimento de meretrizes a favor da castidade. Pois tal movimento não me espantaria mais do que o motim dos padres contra a própria.

Pois o Padre Richard Cipolla (foto) concorda com o dramaturgo. Era sacerdote episcopaliano (anglicano dos Estados Unidos) e casado e se converteu em 1984 ao Catolicismo. Acolhendo-se a uma norma especial da Igreja para convertidos, ordenou-se sacerdote católico naquele mesmo ano e hoje é pároco em Norwalk, Connetticut. O fato de ter esposa e dois filhos não o impede de afirmar
Apesar da minha situação, (...) sou um firme defensor do celibato sacerdotal. E não por me apoiar nos concílios ou nos papas, mas na pessoa de Cristo. O cerne do sacerdócio católico é o sacrifício, e o celibato, imitando a Cristo, libera o sacerdote para que possa se oferecer totalmente à Igreja e ao seu rebanho (...)
Atualmente é muito necessária uma reforma do sacerdócio. A resposta não está em padres casados. A resposta está em sacerdotes que entendam o sacrifício que está no centro de suas vidas.
 Parabéns ao Padre Richard pela clareza de idéias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário