terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Padre realiza dança indiana na Missa

Pe. Joachim Andrade, Provincial dos Verbitas, anteontem em Itaici
O Padre Joachim Andrade, SVD, realizou uma dança indiana na Missa de abertura (o link é da Revista Missões porque a CRB retirou a informação do seu site) do penúltimo dia do Seminário para a Vida Religiosa Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil. O Seminário terminou ontem em Itaici, São Paulo.

A questão das Missas inculturadas já foi tema de outros posts deste blog.

O Pe. Joachim é o Superior da Província Brasil Sul dos Verbitas, com sede em Curitiba. No vídeo abaixo vemos outra apresentação sua, em uma Missa ocorrida em Brasília em 2009:

14 comentários:

  1. Olá, bom dia, a paz obrigado por ter seguido o meu blog,estarei seguindo o seu tbm.Eu gostaria que vc colcasse o meu blog na lista sua de blogs.Vamos fazer essa parceria.Mas....de onde vc é, do Brasil?Um abraço e vc nasceu pra dar certo!

    ResponderExcluir
  2. Me ha encantado la música y la danza. Ayuda a rezar y a encontrarse con Dios. Enhorabuena al Superior de los Verbitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creo que las odaliscas tienen más dignidad y verguenza y se presentan en los cabarets. Yo creo que haya entre las exóticas se encontrará usted mejor que en la Santa Misa , que es lugar de respeto y de recogimiento. Todo este desastre lo comenzó el pontificado pasado y es hora que no puede acabar. Señor ten piedad, porque no saben lo que hacen.

      Excluir
  3. Um herege!!!!!!!!!!! Transformar o mistério da fé, o sacrifício de Cristo neste circo, nesta palhaçada...........Deus tende piedade da alma desse pobre pecador.

    ResponderExcluir
  4. As I commented on YouTube, I am sorry to see so much negativity about this. I am quite sure that the priest here does many very valuable things besides this, but this dance in praise of God is valuable too. It probably reaches some hearts for Christ that would otherwise perhaps not be open to him. Don't forget that in ancient times King David danced in worship of God before the Ark of the Covenant. As long as it is courteous and tasteful, I believe that there is room in our liturgical expressions for dance.

    I later went on to say, I am surprised to see him without a shirt, but this is only because I am not used to seeing it in church. In a native church though, where the priest is no doubt from, they would see absolutely nothing wrong with this. I think it is really a cultural thing. I think we also need to think of how God regards the human body. Sometimes we tend to think of it as disgusting in some ways, but God created us the way we are.

    ResponderExcluir
  5. Further to my earlier comment. I like this and insofar as I understand the gestures, Father is looking around him at creation and enjoying its wonder and variety. This lifts him up and imspires him to offer it all to God in praise.

    I am sorry that I do not understand Portuguese and so have to rely on online translation as is available at http://translate.google.com/ , I would be interested to know what the words of the song are. These would presumably amplify what the Father is saying through his dance.

    I think that far from being heretical etc., this dance is a wonderful expression of praise to God. Thank you for making it available.

    ResponderExcluir
  6. Queridos irmãos catolicos!! Esse é o ecumenismo no qual a igreja de voces está metida. O nome de Elohim nao pode ser mais envergonhado. Voltem a pregaçoes originais das Boas-Novas e rompam com o que esta por vir. As Sagradas Escrituras são o que o Senhor dos Exércitos nos deixou nessa Terra e a elas devemos seguir. Yeshua (Jesus) morreu por todos nós e Sua Salvação nos foi prometida. Saiam disso enquanto é tempo. No evangelho de João 8.32 temos 'E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará', e a verdade está em Yeshua Hamashia e nao no ecumenismo promovido pela santa sé. Que o Senhor os abençoe e fale aos teus corações!!

    ResponderExcluir
  7. fabiopires, muito fácil chutar cachorro morto.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela Louvacao. Louvai ao Senhor sempre.

    ResponderExcluir
  9. A SOLENE CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DE SÃO PIO E MAUS EXEMPLOS DE OUTROS LOCAIS

    O mundanismo e o relativismo infiltraram-se na Igreja sob vários disfarces, provenientes de interpretações proposital-fraudulentas do Vaticano II: sincretismos religiosos, conotações protestantes, inclusive de música apropriadas aos seus cultos, tentativa de nivelar o povo a Deus e muitas adaptações e interpretações pessoais secular-sectarizantes.

    É bom frisar que a Igreja possui sérias infiltrações da Internacional Socialista e outras sociedades secretas; um dos subfrutos oriundos atuantes e nocivos é a Teologia(Heresia) da Libertação/Marxismo Cultural - TL/MC - que de teologia nada possui por imanentizar todo seu conteúdo transcendente, por meio de alguns membros ordenados apostasiados, ex freis Boff, Betto, etc., socializando e banalizando a doutrina e a liturgia, implantando o relativismo e materialismo-ateísmo na sociedade. Porém, mais um desses é a dessacralização do Mistério Eucarístico na Santa Missa, transformando-o apenas em ceia fraterna comum - ações da TL/MC - deixando de lado o respeito, devoção e recolhimentos, tão necessários à sacralidade e sacrificialidade do Memorial da Paixão e Morte incruento de Jesus na cruz.

    Ao acaso a SS Virgem Maria junto à cruz batia palmas, alegrava-se àquele momento, em tão dolorosíssima situação?

    Há, por sinal, muitos católicos de comportamentos superficiais, desvirtuados e alienados à fé, adeptos das seguintes idéias: gosto de ir a uma Missa animada...cheia de situações atraentes... um cantor e orquestra lindos... que "Missa boa" do padre fulano, choro de emoção, isso é que é Missa! A do outro padre, nem me falem, monótona demais, cansativa...Parece que a fé(?) de alguns para existir e funcionar, tem de haver estímulos exteriores...

    Vejam abaixo o atual e oportuníssimo comentário do S. Padre Bento XVI da Carta Apostólica do S. Padre e Beato João Paulo II - Domenica Coena - datado de 24/02/1980.“A liturgia não é um show, um espetáculo que necessite de diretores geniais e de atores de talento. A liturgia não vive de surpresas simpáticas, de invenções cativantes, mas de repetições solenes. Não deve exprimir a atualidade e o seu efêmero, mas o mistério do Sagrado. Muitos pensaram e disseram que a liturgia deve ser feita por toda comunidade para ser realmente sua. É um modo de ver que levou a avaliar o seu sucesso em termos de eficácia espetacular, de entretenimento. Desse modo, porém , terminou por dispersar o propium litúrgico que não deriva daquilo que nós fazemos, mas, do fato que acontece. Algo que nós todos juntos não podemos, de modo algum, fazer. Na liturgia age uma força, um poder que nem mesmo a Igreja inteira pode atribuir-se: o que nela se manifesta é o absolutamente Outro que, através da comunidade chega até nós. Isto é, surgiu a impressão de que só haveria uma participação ativa onde houvesse uma atividade externa verificável: discursos, palavras, cantos, homilias, leituras, apertos de mão… Mas ficou no esquecimento que o Concílio inclui na actuosa participatio também o silêncio, que permite uma participação realmente profunda, pessoal, possibilitando a escuta interior da Palavra do Senhor. Ora desse silêncio, em certos ritos, não sobrou nenhum vestígio.

    ResponderExcluir
  10. Hey there! I'm at work surfing around your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the great work!

    My webpage: fresh coffee beans

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa expressão, numa autêntica liturgia dançada, de profunda espiritualidade e mística. Não se confunde com uma apresentação ou show, não é uma dança na liturgia, mas uma liturgia dançada. Assim como existe uma liturgia dançada, há uma liturgia cantada. Ambas são expressões do corpo. E, assim, como há canções (não) apropriadas, há também danças (não) adequadas. Em sua dança, o Pe. Joachim, sacerdote indiano, mostra respeito, adoração e alegria, realizando uma perfeita definição de catolicidade (universalidade). Isto pode parecer estranho no rito da missa de tradição latina e européia, mas não no rito asiático e africano. Culturas diferentes... uma só fé. Como diz o Cardeal Arinze, Prefeito da Congregação para o Culto Divino, "quem vive objetando a dança litúrgica deveria usar seu tempo rezando o Rosário".

    ResponderExcluir
  12. Acredito que a Igreja Católica deve adaptar a cultura de outros povos, e não dominar e tirar as tradições, os rituais, não vejo nada de mais, vejo Respeito a Tradição de um povo.

    ResponderExcluir