sábado, 4 de fevereiro de 2012

São Miguel de volta à Primeira divisão?

Arcanjo Miguel, Guido Reni
Minhas aulas de catecismo foram nos bancos da matriz de uma pequena cidade. Tinha tempo para contemplar com um compreensível espanto infantil a enorme pintura no teto da nave: um anjo de asas escuras prestes a golpear uma criatura assustadora! Muitos anos depois, àquela imagem se uniram um nome e um motivo: São Miguel, lutando contra o demônio.

Interessante a notícia sobre o resgate da oração a São Miguel após a Missa:
Noticiamos recentemente que dois bispos norte-americanos haviam autorizado que se rezasse a oração a São Miguel em todas as Missas da diocese. 
Agora mais um oferece essa mesma oportunidade nas Missas na sua diocese. Trata-se de Mons. Juan Ignacio Gonzalez Errazuriz, Bispo de San Bernardo, Chile. 
O prelado ofertou uma bela edição da oração em forma de estampa a todas as paróquias para ser distribuída aos fiéis. "É muito aconselhável divulgar esta oração -diz o bispo de San Bernardo- nestes tempos de confusão causados pelo maligno contra a igreja".
Por determinação de Leão XIII essa oração era rezada no final de cada Missa desde 1891. Foi suprimida em 1965.
Sancte Michael Archangele, defende nos in praelio, contra nequitias et insidias diaboli esto praesidium: Imperet illi Deus, supplices deprecamur, tuque, Princeps militiae caelestis, satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, divina virtute in infernum detrude. Amen.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
 (se alguém souber de uma tradução "oficial" para o português, agradeceria que me enviasse) 

Um comentário:

  1. A Missa na Forma Extraordinária, que assisto regularmente, se utiliza de uma versão parecidíssima com esta sua, no entanto, rezamos "pelo divino poder" invés de "pela virtude divina"

    ResponderExcluir