quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Editora Santuário se manifesta sobre livro vetado pelo Vaticano

O livro de Marciano Vidal, à venda no site da Editora Santuário

Conforme noticiado pelo portal argentino Pagina/12 no último domingo, o livro Sexualidade e Condição Homosexual na Moral Cristã, do sacerdote espanhol Marciano Vidal, foi retirado da catálogo da Paulus na Argentina pois seu conteudo foi considerado pela Congregação para a Doutrina da Fé como contrário à fé católica, conforme carta abaixo (clique para ampliar):
A notícia mencionava também que o livro continuava à venda no Brasil, pela Editora Santuário, dirigida pelos Redentoristas, congregação fundada por Sto. Afonso Maria de Ligório e à que também pertence o Pe. Marciano Vidal. Enviei o seguinte email para a editora:

de: Fidelis missaaosdomingos@gmail.com
para: diretor.geral@editorasantuario.com.br (endereço obtido no site da editora)
enviado: 8 de fevereiro de 2012, 10:17

Prezado Pe. Marcelo
O livro SEXUALIDADE E CONDIÇÃO HOMOSSEXUAL NA MORAL CRISTÃ, de Marciano Vidal, foi retirado da catálogo da Paulus na Argentina pois seu conteudo foi considerado pela Congregação para a Doutrina da Fé como contrário à fé católica (vide carta em anexo).
Agradeceria alguma informação sobre as providências que a Editora Santuário vai tomar a respeito.
Atenciosamente
Fidelis
missaaosdomingos.blogspot.com

De forma muito atenciosa, o Pe. Marcelo respondeu poucas horas depois (negritos e [comentários] meus):

de: diretor.geral@editorasantuario.com.br
para: Fidelis missaaosdomingos@gmail.com
enviado: 8 de fevereiro de 2012, 17:46

Caro Fidélis. 
Temos conhecimento do assunto que você coloca em pauta, porque o original do livro do Pe. Marciano está em português [curioso que, sendo espanhol, ele escreva em português]. Na verdade, a referida carta não trata do conteúdo do livro [não trata? como se pode ver acima, a carta afirma explicitamente que o livro foi "indicado pela Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) como contrário à doutrina da Igreja sobre a sexualidade"], mas simplesmente responde a um mal-estar [???] causado pelos comentários de um site argentino, que sem conhecimento do conteúdo, somente pelo fato de o Pe. Vidal ter sido interpelado uma vez pela CDF, já considera que qualquer livro escrito por ele seja contrário à doutrina católica. [Será que a CDF pediu para um livro ser retirado de circulação com base em comentários de terceiros que sequer conheciam o livro?]
Em primeiro lugar, não recebemos da parte da CNBB ou da Santa Sé qualquer notificação. [cabe à Editora Santuário avaliar (ou reavaliar) se os livros de seu catálogo estão de acordo com a linha editorial (cristã?) ou a tarefa é delegada à CNBB ou à Santa Sé?] Tampouco Marciano foi notificado pela CDF. Depois, se você teve acesso ao livro, pôde ver que Marciano praticamente comenta os documentos oficiais da Santa Sé em relação à matéria. Ele estuda os documentos oficiais (da Santa Sé e dos Episcopados) e traça um paralelo com as posições assumidas pelos governos dos diferentes países, no tocante à homossexualidade. Ao mesmo tempo o autor busca abrir espaços de diálogo com a sociedade, sem no entanto, cair no laxismo ou contrariar à ortodoxia. 
Infelizmente, parece haver um preconceito muito grande em relação à pessoa do Pe. Marciano [preconceito em relação à pessoa e não às idéias? está se sugerindo aqui um preconceito homofóbico?]. Em artigo, no referido site argentino, o autor chegou a dizer que mesmo sem ter conhecimento do teor do livro, pelo simples fato de Marciano ter sido interpelado [retirar um livro de circulação vai um pouco além de interpelar...] pela CDF, já torna seus escritos contrários à doutrina católica. Realmente, posturas assim causam perplexidade. Será que nossa pregação da misericórdia não contempla a dimensão da reconciliação. [certamente, a questão é determinar quem tem que se reconciliar com quem]
De qualquer forma, estamos acompanhando  de perto os processos, inclusive demos ciência deles ao Marciano, que se mostrou surpreso, posto que nada lhe fora comunicado pela CDF. 
Agradeço sua interpelação e continuaremos acompanhando os acontecimentos. 
Pe. Marcelo Araújo, C.Ss.R. 
Vou encaminhar os comentários acima ao Pe. Marcelo. Caso ele acrescente algum esclarecimento, terei prazer em publicá-los.

PS. Os comentários que vocês fizerem nesse post também serão posteriormente encaminhados por mim a ele.  Ou, se preferirem, podem enviar diretamente para o endereço diretor.geral@editorasantuario.com.br.

atualiação 9/fev: A atitude do diretor da Editora Santuário de opor-se à determinação do Cardeal Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, já é notícia em conhecidos sites da Espanha e da Argentina. Agradecemos sua ajuda para divulgá-la.

atualização 14/fev: foi publicado um novo post com as atualizações: Nosso blog na imprensa (católica ou não) internacional

4 comentários:

  1. CNBB parece ter entrado para a hierarquia da Igreja agora, kkk ... pelo menos para esse Pe. Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. pelo visto a editora vai arriscar arranhar a própria imagem para defender um autor amigo...

    ResponderExcluir
  3. Santo Afonso, intercede pelos teus sucessores, não permita que lúcifer se apodere de vossa obra.

    Senhor, pela intercessão Daquela que gerou o Verbo Encarnado, humildemente vos suplicamos:
    "Quebrai o queixo de vossos inimigos"
    "Humilhai os detratores de Vossa Esposa", ainda que estejam dentro Dela...

    ResponderExcluir
  4. Não vejo razão para teimarem por causa só de um livro se vendem milhares de outros livros, ñ vai fazer diferença nenhuma nem para eles nem para os clientes

    Que Nossa Senhora Aparecida proteja a todos

    ResponderExcluir