domingo, 11 de março de 2012

Afinal, o que dá vida a uma paróquia?


Um sacerdote explica o motivo da supreendente revitalização da sua paróquia:

...tudo brotou das horas de Adoração Eucarística. Todas as 2as. e 5as. feiras temos o Santíssimo Sacramento exposto continuamente das 8 às 22 h. Isto é possível graças aos voluntários que se comprometeram a um turno semanal de uma hora, de modo que o Santíssimo nunca esteja só. O interessante é que as pessoas raramente faltam. Além do voluntário, sempre há mais alguém rezando. Se nota muito inclusive na assistência à Missa: nos dias comuns há umas vinte ou trinta pessoas, mas nos dias de Adoração a capela fica lotada (...)

Eu sempre digo às pessoas que a paróquia se faz diante do Sacrário. A gente se perde em projetos, reuniões, comentários, discussões. Gastamos o tempo procurando textos bonitos, orações diferentes, novidades, suspeitando uns dos outros sobre quem é progressista ou conservador. Nos envolvemos no "que deve ser feito" e nos esquecemos de "deixar-nos fazer por Ele." A paróquia se contrói diante do Senhor.

(...) Perguntaram a Madre Teresa de Calcutá: "O que será capaz de converter a América e salvar o mundo?" Ela respondeu: "a oração. O que é necessário é que cada paróquia visite a Jesus no Santíssimo Sacramento durante Horas Santas de oração."

O que faz que o mundo mudar e uma parória viver é a oração diante do Santíssimo.(...)

O que fazer para revitalizar a paróquia? Reze. Reze muito. Sei que há pessoas que dirão que é preciso rezar menos e cuidar mais dos pobres. Hoje, a paróquia tem mais de trinta voluntários na assistência aos pobres, distribui alimentos para quarenta famílias, procura trabalho para os desempregados, mantém um centro para idosos e uma associação que dá apoio a jovens grávidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário