sexta-feira, 9 de março de 2012

Papa gostou da Confirmação antes da Primeira Comunhão

Confirmação, de Giuseppe Maria Crespi    
Como vocês sabem, na Igreja Católica Oriental, o Sacramento da Confirmação ou Crisma é administrada logo após o Batismo, ou seja, na maioria dos casos, aos recém-nascidos. Como diz o Catecismo:
Nos ritos orientais, a iniciação cristã das crianças na infância começa no Baptismo, seguido imediatamente da Confirmação e da Eucaristia, enquanto no rito romano a mesma iniciação prossegue durante os anos de catequese, para terminar, mais tarde, com a Confirmação e a Eucaristia, ponto culminante da sua iniciação cristã. (n. 1233)
O blog Oblatvs reproduz uma interessante notícia referente à ordem dos sacramentos da iniciação no rito romano. Seguem trechos:

Dom Samuel Aquila, Bispo de Fargo, afirmou que ficou encantado por ter recebido em primeira-mão a aprovação papal por ter mudado a ordem em que as crianças recebem os sacramentos em sua diocese. “Foi muito surpreendente o que o Papa me disse, como gostou de que os sacramentos da iniciação tenham sido restaurados em sua ordem própria, ou seja, Batismo, Confirmação e, só então, Primeira Eucaristia”.

(...) Em vez de a Confirmação vir em terceiro lugar e numa idade mais avançada, é agora conferida a crianças mais novas e antes da Primeira Comunhão.

Dom Aquila disse ter feito a mudança porque “na realidade ela põe a ênfase na Eucaristia como sendo aquilo que completa os sacramentos da iniciação” e na Confirmação como “selo e complemento do batismo”.

(...) O Bispo de Fargo disse ainda que a mudança afasta o Sacramento da Confirmação daquelas “falsas teologias que o vêem como sendo um sacramento da maturidade ou um sacramento do ‘eu escolho Deus’”.

Um comentário: