quarta-feira, 7 de março de 2012

O padre que "veio para escrever uma história de exemplo"

São João Maria Batista Vianney,
o Cura d'Ars, padroeiro dos sacerdotes

Na semana passada o Zero Hora, principal jornal do Rio Grande do Sul, trouxe uma lamentável manchete: "Justiça aceita denúncia contra padre que teria utilizado dinheiro de paróquia para assistir à Copa do Mundo". Vou poupá-los dos detalhes, mas observo que até o bispo, que certamente nada tinha a ver com o assunto e agiu com toda a boa-fé,  foi incluído na denúncia do Ministério Público.

Algumas semanas antes o Papa lembrava aos alunos de um seminário em Roma:
...a formação do presbítero exige integridade, plenitude, exercício ascético, constância e fidelidade heróica, em todos os aspectos que a constitui; no fundo, deve existir uma vida espiritual sólida, animada por uma relação intensa com Deus nos planos pessoal e comunitário, com atenção particular às celebrações litúrgicas e à frequência dos Sacramentos. A vida sacerdotal exige uma aspiração crescente pela santidade...
Como é possível tamanho contraste? Por um lado um ideal altíssimo e por outro uma realidade deplorável... Algumas vezes a realidade pode ser mascarada pela hipocrisia, mas em outros casos, o problema é patente e se prenuncia com antecedência. Googlando o nome do padre em questão, logo no primeiro resultado encontramos:
"Natural da Polônia, o padre Roberto morou 2 anos na Itália antes de vir ao Brasil. Ele possui cabelo comprido, usa aparelho nos dentes e acabou tornando-se referência para a juventude. Joga futebol, é campeão no boxe, gosta de saltar de pára-quedas, é formado em jornalismo e medicina e atualmente faz doutorado em bioética (*). Em Áurea, padre Roberto também participa do grupo folclórico Auresóvia. Durante a 10ª Czarnina, o padre Roberto fez um discurso para abençoar a festa. Depois apresentou-se numa das danças do grupo folclórico e por último dançou o baile com a cônsul Dorota Barys. Definitivamente, é um padre que veio para escrever uma história de exemplo aos jovens aureenses."
Houve certa ingenuidade dos paroquianos e das autoridades políticas, diplomáticas, jornalísticas e ecl... deixa pra lá. Vamos nos lembrar da importância de pedir ao Cura d'Ars pela santidade dos sacerdotes, como quer o Papa.

Uma última dúvida: a notícia diz que o padre hoje "está morando e trabalhando na Polônia". Como sacerdote?!?

(*) esse ostentoso currículo me parece tão confiável quanto os balancetes da paróquia

Nenhum comentário:

Postar um comentário