Na semana passada, a Igreja italiana estabeleceu a sua abertura para a cremação, através da nova edição do Ritual de exéquias, que inclui no anexo as orações Para o caso de cremação.
O anúncio foi feito numa coletiva de imprensa da Conferência Episcopal Italiana, ressaltando-se no entanto que o sepultamento do corpo é a forma mais adequada para expressar a fé na ressurreição, para alimentar a piedade dos fiéis e para favorecer a recordação e os sufrágio dos familiares e amigos.
Também se destacou que não está aprovado que as cinzas sejam espalhadas, nem que sejam conservadas em outro lugar que não o cemitério. Essas práticas, especialmente a da dispersão de cinzas na natureza, levantam muitas dúvidas quanto à sua conformidade com a fé cristã, por envolver concepções panteístas ou naturalistas.
A doutrina católica continua a ser a que já conhecemos: A Igreja aceita a cremação, a menos que seja determinada por ódio à fé, ou seja, para negar a ressurreição da carne proclamada no Credo, mas não a incentiva.
Não foi aprovada a proposta que permitiria lançar as cinzas numa área consagrado dos cemitérios, como uma solução intermediária para aqueles a favor da dispersão das cinzas.
fonte: Rádio Vaticana e Avvenire
Nenhum comentário:
Postar um comentário