domingo, 4 de março de 2012

Padre pintado para a guerra (cultural, é óbvio)

Guerreiro maori

O Padre John Hollowell gravou uma resposta à Planned Parenthood (PP), principal defensora do aborto nos Estados Unidos.

Atualmente fala-se muito numa guerra cultural ou de valores contra a Igreja Católica, que está num estágio mais avançado em outros países. Nos Estados Unidos a Igreja vem sendo emparedada pelo governo federal, que quer obrigá-la a agir contra seus princípios sobre o aborto e a contra-concepção. A tal ponto que todos (isso mesmo, todos, 100%, unanimidade) os 181 bispos titulares de diocese protestaram individualmente, não apenas em um comunicado coletivo. Você pode conferir aqui a lista e os links para as manifestações individuais.


A mensagem do Padre John reflete uma combatividade que pode incomodar a alguns. As sociedades costumam ter setores mais diplomáticos e outros mais belicosos. Um país, por exemplo, não é constituído só de diplomatas ou só de guerreiros. Acho que também na Igreja há um espaço legítimo para posturas mais aguerridas como a do vídeo.

Meses antes do início da 2ª Guerra Mundial, os primeiros ministros da França e da Inglaterra, Daladier e Chamberlain, permitiram que Hitler invadisse a Tchecoslováquia, em troca de um tratado de paz. Churchill sentenciou: Entre a desonra e a guerra, eles escolheram a desonra, e terão a guerra. O pacifismo ou o irenismo nunca foram uma panaceia universal.

O vídeo original, sem legendas, tem alguns minutos a mais no início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário