sábado, 31 de março de 2012

Catedrais do século XXI: construída


A Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles é de 2002 e fica na cidade do mesmo nome, na Califórnia.

Os críticos a chamam de Taj Mahoney, uma combinação de Taj Mahal e Cardeal Mahony, responsável pela sua construção.

Um comentário:

  1. Visitei o Taj Mahoney há exatos 2 anos, "in Palmis". Foi a segunda pior experiência litúrgica que tive em minha vida (o arcebispo ainda era o referido Cardeal).

    Em relação à arquitetura: internamente, a nave central não é tão grande quanto parece por fora, não cabe um buzilhão de pessoas. A disposição do altar e da cátedra (não há trono) é completamente esquisita. O órgão fica numa das paredes, "pendurado" lateralmente, como se fosse sei lá, um bibelô do Fantasma da Ópera. O conjunto geral da obra parece mais o sagüão central de uma estação de metrô russa, não lembra nem parece uma igreja. O altar-mesa é pequeno, quadrado e desproporcional.

    Não há como saber por onde se entra ou por onde se sai do prédio, sem precisar perguntar, pois as portas não são muito visíveis, é igual saída de emergência de shopping center, e a entrada principal é oculta atrás de uma parede curva.

    O retábulo de madeira da antiga catedral (lindíssimo, com Nossa Senhora dos Anjos, os anjos em si e outros detalhes folheados de ouro, como no Mosteiro de São Bento do Rio) foi preservado, mas está como peça de museu num dos corredores das saídas laterais (mais ou menos como aqueles corredores que dão pras escadas em direção ao "shopping dos romeiros" da basílica nova de Aparecida). E é proibido tirar foto com flash, e fica num canto escuro, ou seja, é proibido fotografar (as fotos sem flash ficam ilegíveis).

    ResponderExcluir