domingo, 4 de março de 2012

Imagem da Missa (1): A Missa de Santo Antônio

A Missa de Santo Antônio

blog Catholicvs tem uma série de posts sob o título "La Santa Missa en el Arte". Como o nome sugere, são quadros, afrescos, mosaicos, alto relevos, etc. sobre a Missa. Já estão publicadas 176 obras e o número vai crescendo.

Pedi autorização para reproduzi-las no Missa aos domingos e ele, amavelmente, autorizou. Afinal, somos um espaço bem adequado para expor essa bonita coleção de imagens da Missa.

Começamos com  "A Missa de Santo Antônio", uma obra do Maestro dell'Osservanza, realizada com têmpera, ouro e prata sobre madeira, entre 1430 y 1435.

2 comentários:

  1. Fidelis,

    Me chamo Marcelo, tenho 27 anos e nunca tive a oportunidade de participar de uma santa missa tridentina e vendo as fotos indicados neste post reparei que na hora da consagração, no momento de elevação do pão ou do cálice, há um coroinha, ou um diácono não sei bem que levanta a casula do padre. Porque? Tem algo a ver com a passagem bíblica do homem que toca no manto de Jesus?

    Aproveito para dizer que este seu blog é um bom instrumento do bom combate.

    Sds,

    Marcelo Plácido - Suzano / SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo
      obrigado pelas palavras gentis. Qto à Missa tridentina, não sou especialista, só assisti uma meia dúzia de vezes. No "Salvem a liturgia" vc deve conseguir ajuda de alguém mais entendido no assunto.
      abraços
      Fidelis

      Excluir